14 de novembro: Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi uma data escolhida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre os efeitos do diabetes, destacar a importância da prevenção e oferecer alternativas para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes.

Sobre a ONG

A ADIABC – Associação de Diabetes do ABC, foi fundada em 18/10/1998, para estender os conhecimentos e informações sobre o diabetes além do horizonte do consultório médico. Sua criação se deu também como expansão da Casa do Diabético, entidade fundada pelo Lions Clube de Santo André – Campestre nos anos 80. Palestras, reuniões semanais, aulas de ioga, culinária, caminhadas, educação física e a conscientização de crianças e adolescentes são os trabalhos desenvolvidos pelos médicos e os cerca de 150 voluntários da Organização Não Governamental. A ONG opera 100% mediante doações e ação de voluntariado para, além de fomentar a educação sobre o diabetes, distribuir insumos necessários aos cuidados da doença para a população mais carente do ABCD Paulista.

Contato para doações: 11. 94778 4624 / [email protected]

Diabetes é uma doença crônica não transmissível (DCNT) na qual o corpo não produz insulina ou não consegue usar de modo eficiente a insulina que produz.

As principais complicações do diabetes não controlado são: doença renal, retinopatia (problema nos olhos) e complicações com pés e membros inferiores, além das doenças cardiovasculares.

Pessoas com diabetes precisam de cuidados e apoio contínuos para controlar sua condição e evitar complicações.

Os tipos de diabetes mais conhecidos são:

Diabetes mellitus tipo 1 (DM1) acontece quando pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Mais comum na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também.

Diabetes mellitus tipo 2 (DM2) ocorre quando o corpo não consegue utilizar a insulina que produz. 90% dos casos de diabetes são do tipo 2.

Sedentarismo, obesidade, tabagismo e alcoolismo estão relacionados ao diabetes tipo 2!

Prevenção: Segundo Dr Márcio Krakauer, presidente da ADIABC, a melhor forma de prevenir o diabetes tipo 2 e diversas outras doenças (obesidade, por exemplo) é a prática de hábitos saudáveis: Comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas. Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras. Parar de fumar. Praticar exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias). Manter o peso controlado.

O incentivo para uma alimentação saudável e balanceada e a prática de atividades físicas é o objetivo da ADIABC!

Compartilhe

Comente

Leia também