Para melhor aproveitar os feriados de Tiradentes e Semana Santa, os brasileiros anteciparam suas compras para a Páscoa em 2011. Na semana da data, de 18 a 24 de abril, as vendas cresceram 9,1%, na comparação com a semana equivalente de 2010 (29 de março a 04 de abril). É o que revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio- Páscoa 2011. Em 2010, na comparação com 2009, a semana da Páscoa havia registrado um crescimento nas vendas de 0,7%.
No fim de semana da data (de 22 a 24 de abril), por sua vez, as vendas apresentaram elevação de 2,5%, em comparação com o fim de semana da Páscoa de 2010 (02 a 04 de abril). Em 2010, as vendas de fim de semana para a Páscoa haviam crescido 4,5%, na relação com respectivo período de 2009. Na ocasião, como o feriado de Tiradentes não coincidiu com a Páscoa, os brasileiros deixaram as compras para a última hora.
Considerando a cidade de São Paulo, houve elevação de 6,7% no volume de vendas na semana da Páscoa. No final de semana, no entanto, houve recuo de 17,6%.
Para os economistas da Serasa Experian, mesmo com o feriado prolongado, o varejo teve uma boa Páscoa em 2011. A realização de promoções, os prazos de parcelamento e as campanhas em conjunto com a indústria – como por exemplo, “compre três ovos iguais e ganhe o quarto” –, foram estratégias bem sucedidas diante dos resultados alcançados.
A Páscoa 2011 mostrou que o consumo continua aquecido e as medidas de restrições ao crédito e elevação dos juros tiveram pouco impacto nas decisões de compra dos consumidores.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 18 a 24 de abril de 2011 e comparadas às consultas realizadas no período de 29 de março a 04 de abril de 2010; e as do período de 22 a 24 de abril de 2011, e comparadas às do período de 02 a 04 de abril de 2010.