Yoga: benefícios para o corpo e mente

Equilíbrio e boa forma. Como conciliar ambos? Em busca da resposta a redação do Mais Notícias pesquisou algumas modalidades chegando a pratica do Yoga. Esse tipo de exercício é considerado anti-estresse ajudando no bom funcionamento de todo o organismo.

Professora Nadêjda Lícia explica sobre o yoga.

O Yoga é uma ciência e uma filosofia existente há de cinco mil anos, nascida na Índia hoje tem adeptos da prática em todo o mundo. “Diferente de qualquer outro tipo de atividade física, o yoga trabalha todo o ser buscando a harmonia espiritual com o físico”, explica a professora Nadêjda Licia.

Com a prática, é possível diminuir o colesterol, melhorar os problemas respiratórios e controlar a pressão arterial. Já fisicamente, fortalece os músculos tornando-os mais flexíveis “com o tempo o corpo responde aos estímulos dos exercícios, é possível emagrecer e tonificar os músculos, mas gostaria de deixar claro que esse processo é lento, já que se trata de reeducação”, pontua a professora.

Inúmeros benefícios como o controle da ansiedade, da insônia e da depressão trazem cada vez mais adeptos a modalidade, e o melhor é que não existem contra indicações, “desde que a pessoa não tenha nenhuma recomendação médica, todos podem se exercitar crianças, idosos e gestantes. Claro sempre respeitando os limites de cada um”, direciona a professora.

As crianças também podem praticá-la. Segundo a professora, “a partir dos sete anos é o ideal, as aulas não são de longa duração mantendo assim a atenção e total participação da criança”. Já para os idosos a professora revela, “para as pessoas que estão na melhor idade, os benefícios são muitos como, por exemplo, rigidez nos movimentos. Observei isso no tempo que dava aula no CRI (Centro de Referencia do Idoso) de Ribeirão Pires. Ao longo das práticas, os alunos conseguiram maior concentração, aprendendo a manter uma respiração consciente, que é um dos pontos principais do Hatha Yoga, levando-os a um maior controle do corpo físico e emocional”.

Às futuras mamães que procuram se manter em forma e ao mesmo tempo ter qualidade de vida durante a gestação, Nadêjda explica “a partir dos três meses, com o consentimento do médico, a futura mamãe pode praticar a Yoga. Se bem orientado e respeitando o tempo de gestação, é uma pratica segura que só traz benefícios para a gestante e para o bebê. As contribuições são inúmeras, como auxiliar no controle do peso, evitar o aparecimento de edemas, reduzir a ansiedade, trazer equilíbrio emocional e também ajudar na respiração”.

Realizar atividades físicas é de extrema importância, e o Yoga pode ser uma boa opção para aqueles que procuram relaxar, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade e tonificar os músculos.

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