Veteranos atletas visitam Ribeirão Pires

Atualmente, o trio que marcou época no futebol paulista defende a Seleção Paulista de Masters, time integrado por veteranos que se apresenta pelo país e também mantêm atividades paralelas.

Trio visitou comitê da candidata Maria Inês

Capitão, hoje com 45 anos, passou para outro lado do gramado. “Parei, mas fiz curso de treinador, tendo atuado no São Bernardo, Atibaia e também na categoria de base da Portuguesa, onde fui campeão paulista sub15 em 2011”, explicou, antes de dar um conselho aos que ainda estão na ativa: “Você tem que planejar, senão a cabeça entra em parafuso. Tem que jogar enquanto sente prazer. A partir do momento em que falta ânimo para ir treinar, para jogar, é a hora de parar. De preferência no auge, bem, para as pessoas se lembrarem de você na fase boa”

Claudecir, por sua vez, parou duas vezes. Em 2009, na Portuguesa e em 2011 no XV de Jaú e ressaltou a importância de se saber a hora certa de se aposentar e se preparar psicologicamente para tal: “embora muitos jogadores não o façam, eu ja tinha me programado. Eu estava tranquilo e sabia a importância de se entender que a vida continua”.

Aos 36 anos, ele é professor em uma das unidades do Projeto Tigrinho, que visa a formação de alunos em escolinhas de São Bernardo do Campo: “são cerca de 300 alunos onde eu dou aula e cerca de 6000 crianças carentes atendidas em 36 escolinhas espalhadas por toda a cidade”, explicou, antes de ressaltar: “o foco é formar cidadãos” Para o futuro, Claudecir planeja usar a experiência, que classifica como positiva, para ir além: “quero ser treinador de categoria de base, de alto rendimento”.

Índio falou sobre o projeto do time de masters: “é uma idéia que tem uma certa tradição e nós, da geração de 90, juntos com alguns atletas dos anos 80, tivemos a iniciativa de realizar estes jogos. É uma forma de trazer à memória dos torcedores e também integrar e rever os amigos”, explicou. A equipe, que além dos três faz exibições com atletas como Evair, Sérgio e Biro Biro, deve se apresentar na cidade em breve.

Compartilhe

Comente

Leia também