Ultrassonografia e Gestação

A Ultrassonografia é um exame que contribui cada vez mais no rastreamento, diagnóstico e acompanhamento de inúmeras doenças em todas as especialidades médicas, além de acompanhar o crescimento fetal durante toda a gestação.

Entre outras contribuições, a Ultrassonografia promove o diagnóstico precoce de inúmeras doenças

Nos dias atuais, a Ultrassonografia é fundamental durante a gravidez, pois fornece muitas informações referentes ao feto e a mãe, promovendo o diagnóstico precoce de inúmeras doenças, prevenindo complicações e reduzindo a mortalidade neonatal.

Atualmente, são realizados vários exames durante a gestação, tendo diferentes finalidades. Os principais são:

Ultrassonografia Transvaginal: É o 1° exame ultrassonográfico que a gestante deve realizar. Visa definir a idade gestacional, avaliar os batimentos cardíacos, sinais de aborto, entre outros. Inicialmente, o embrião é muito pequeno, sendo melhor visualizado pela via transvaginal. O exame deve ser realizado até no máximo 12 semanas.

Ultrassonografia Obstétrica: É a Ultrassonografia mais comumente realizada e visa acompanhar o crescimento e desenvolvimento fetal, peso, placenta, líquido amniótico e sua vitalidade. O ideal é serem realizados, no mínimo, três exames durante a gestação.

Ultrassonografia Morfológica: Esta deve ser dividida em Morfológica do 1° trimestre e do 2° trimestre, pois são exames diferentes.

1° trimestre: Sua finalidade é, principalmente, avaliar o risco de más formações como, por exemplo, a Síndrome de Down, através de medidas específicas fetais para definir como será conduzido o pré-natal. Deve ser realizado obrigatoriamente entre 11 e 13 semanas e 6 dias.

2° trimestre: O feto já está completamente formado e a intenção do exame é procurar cuidadosamente qualquer defeito ou más formações. É um exame muito mais detalhado que o Obstétrico simples. Deve ser realizado, preferencialmente, entre 18 e 24 semanas.

Ultrassonografia Obstétrica com Doppler: É um exame normalmente solicitado nos casos de hipertensão ou diabetes materna, quando o feto não está ganhando peso adequadamente, entre outros. O estudo Doppler é uma avaliação do fluxo do sangue da mãe para o feto através da placenta, pois é ela a responsável por levar o oxigênio e nutrientes para o feto crescer e se desenvolver.

Este é um exame que auxilia muito o médico obstetra a definir a hora certa de fazer o parto. Normalmente é realizado após 24 semanas, porém, pode ser solicitado em qualquer fase da gestação.

Diante de tudo isto, fica claro como nos dias atuais o exame de Ultrassonografia é imprescindível para uma gestação saudável.

Dr. Valberto Fusari Jr.

Médico Ultrassonografista

Proprietário do Fusari Centro Diagnóstico por Imagem

CRM 109.792

Compartilhe

Comente

Leia também