Transformando dados em luz

Você sabia que a fibra ótica não envia dados da mesma maneira que os cabos convencionais? Para garantir mais velocidade, todo o sinal é transformado em luz, com o auxílio de conversores integrados aos transmissores. Há, ainda, dois modos de se converter os dados: por laser ou por LED.

sinal é transformado em luz, com o auxílio de conversores integrados aos transmissores

Sem essa conversão, os dados enviados e recebidos não poderiam desfrutar das mesmas larguras de banda. Nesse momento, os cabos de fibra ótica surgem para suprir essa necessidade, pois são eles que permitem velocidade e qualidade superiores às oferecidas pelos tradicionais cabos de cobre e de rede.

Para se ter uma ideia, acessar a Netflix na resolução máxima (Ultra HD 4K) exige uma conexão de pelo menos 25 Mb por segundo, velocidade que não é oferecida na maior parte do município pela Vivo, operadora que atende a maior parte dos munícipes na cidade. Por isso é fundamental que o acesso à rede mundial de computadores seja feito de maneira eficaz. É aí que entra a fibra ótica, hoje a mais confiável e moderna forma de se acessar a internet em casa ou no escritório.

Compartilhe

Comente

Leia também