Tempo de espera…

A gravidez é um momento muito aguardado para a maioria das mulheres. É um tempo de espera, transformações e muitas dúvidas.

Uma boa assistência Pré-Natal é o primeiro passo para a boa saúde do bebê e das condições da saúde física e psíquica da gestante, reduzindo também as taxas de mortalidade materna e perinatal.

Gravidez é um tempo de espera, transformações e muitas dúvidas

Algumas das queixas mais comuns da gestação são:

Náuseas e Vômitos: principalmente nos primeiros 03 meses, mais comum no período da manhã, se dá pelo aumento das taxas hormonais que ocorrem na gravidez. Uma dieta fracionada ajuda a amenizar os sintomas.

Tonturas e Vertigens: comum tanto no início quanto no decorrer da gestação, mudanças bruscas de postura, jejum prolongado, aumentam esses sintomas.

Quando possível, deitar-se de lado ou sentar-se com a cabeça abaixada.

– Câimbras: atingem principalmente os membros inferiores e se manifesta mais no período noturno.

Massagens, calor locais e evitar exercícios em excesso, contribuem para a melhora das câimbras.

Cólicas: qualquer tipo de cólica deve ser investigado pelo médico, entretanto, dores no baixo ventre são comuns no primeiro trimestre, devido à compressão da bexiga, pelo crescimento do útero.

– Dispnéia ou falta de ar: mais frequente na segunda metade da gravidez, devido ao crescimento do útero e compressão da área pulmonar.

Azia: ocorre devido ao refluxo gastresofágico, pelo deslocamento do estômago provocado pelo crescimento uterino. Refeições leves e fracionadas.

Prisão de Ventre: é quase regra, durante a gestação. Ingestão de muito líquido e dieta rica em fibras ajudam na melhora da função intestinal.

– Estrias: não há método eficiente de prevenção. O ideal é somente engordar até 12 quilos.

Cloasma: manchas escuras no rosto. Para não tê-las, evitar a exposição direta do rosto ao sol e, sempre que possível, usar filtro solar.

Há várias queixas durante a gestação, por isso, vale à pena lembrar que um bom acompanhamento de Pré- Natal é a grande segurança que a futura mamãe tem.

Dra. Adriana Rocha da Silva

CRM 101.377

Ginecologista e Obstetra

HOSPITAL RIBEIRÃO PIRES

Compartilhe

Comente

Leia também