500 dias: Segurança Social e ampliação em áreas de atuação são destaques da Secretaria de Segurança Pública

Dando continuidade à série de matérias especiais sobre os primeiros 500 dias de Governo Saulo Benevides, o Jornal Mais Notícias conversou com a Secretária de Segurança Pública, Aurélia Cristina que, mesmo não estando à frente da Pasta desde o começo, (assumiu em novembro de 2013), já consegue colher frutos de um trabalho realizado em equipe, mas com poucos recursos.

Ampliação de áreas de atuação é um dos destaques da Secretaria de Segurança em 500 dias

Ampliação de áreas de atuação é um dos destaques da Secretaria de Segurança em 500 dias

Mesmo antes de Sonia Garcia, (Secretária anterior) assumir o comando da Secretaria de Segurança Pública, Aurélia ressalta que era um departamento sem investimentos; 20 anos, segundo ela. “Antigamente existia somente a Guarda Civil, e não a Secretaria, que hoje graças aos projetos estabelecidos, planos e metas tem conseguido se estruturar melhor”, diz Aurélia

Entre os mais recentes projetos a Secretária destaca a criação do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), que resumidamente serve para a discussão de políticas públicas e de segurança, que é um projeto elaborado pela Secretaria de Segurança Pública Nacional, o que proporciona melhores resultados ao munícipio na relação com os Governos, Estadual e Federal, no entanto este Gabinete é apenas para os membros do Governo. Há também um convênio com o Infoseg, que auxilia o GCM durante suas rondas e abordagens, por exemplo: Se alguém for abordado, através dos dados pessoais desta pessoa, o guarda por meio deste convênio consegue saber detalhes da ficha criminal do individuo, se houver.

Aurélia apresenta a “Turminha da Guarda”, método utilizado para a Educação Infantil

Aurélia apresenta a “Turminha da Guarda”, método utilizado para a Educação Infantil

Sobre as atribuições da Guarda Civil, a Secretária falou que o principal objetivo da corporação ainda é o patrimônio público, mas que ela e seus colaboradores entendem que não há maior patrimônio do que o cidadão. “Estamos aqui para trabalhar em prol da população. Por exemplo, nós ainda aguardamos a aprovação da PEC 1332, que dá a GCM os mesmos poderes da Polícia Militar, em todos os setores aumentando ainda mais as áreas de atuação e melhorando a segurança”, detalha.

Houve, além de cursos de capacitação, um reforço de parcerias com as GCMs do Grande ABC, onde foram ministradas aulas de CDC, (Controle de Distúrbios Civis), e também uma reunião com a Secretária de Segurança Publica Nacional, Regina Miki para a aquisição de quatro viaturas. “Só estamos com essas viaturas por conta de uma situação emergencial, quando estivermos com essas viaturas em mãos, que serão quatro Renault Duster, devolveremos”, ressalta a Secretária.

Segurança e Social

Pensando em atrair a população de uma forma mais harmoniosa e também em elevar o nível da segurança através da educação, a Secretaria de Segurança Pública de Ribeirão Pires implantou o programa “Turminha da Guarda”, onde fantoches levam informação através de peças e esquetes.  Outro método implantado pela Secretaria é a utilização de cães, que trabalham em apoio aos GCMs.

O tão famoso Big Brother, sistema de vigilância monitorada também foi pauta da entrevista e a Secretária informou que o processo licitatório está sendo finalizado e, que as expectativas sejam para a implantação no fim de 2014 ou início de 2015.

Compartilhe

Comente

Leia também