Ribeirão retoma parceria com Instituto Ayrton Senna

A Educação de Ribeirão Pires retomou importante parceria para o desenvolvimento do ensino na rede municipal. A Prefeitura, por meio as Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia da cidade, e o Instituto Ayrton Senna firmaram convênio para implantar o programa Gestão Política de Alfabetização.

Convênio não irá gerar custos à Prefeitura e prevê implantação de novo sistema de alfabetização

Sem gerar custos para a cidade, em parceria gratuita para o município, o programa tem proposta inovadora de levar para as redes públicas de ensino, por meio de formação dos profissionais da rede, o conceito de alfabetização integral. Essa gestão permite diagnosticar e identificar as dificuldades das redes de ensino e desenvolver ações de superação, abrindo caminhos para o sucesso do aluno, que deve estar no centro do processo.

O trabalho é feito em parceria com a Secretaria de Educação e utiliza referências pedagógicas que respeitam os currículos e os métodos de alfabetização adotados nas escolas, aliado à cultura de gestão, que inclui ferramentas de monitoramento e de avaliação da aprendizagem.

A meta é melhorar a alfabetização de alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, com olhar especial para o aluno matriculado no 3º ano com dificuldades no aprendizado da língua portuguesa e de matemática.

Ao longo do ano, a Secretaria de Educação promoverá outros encontros com os coordenadores para promover formações e avaliar o desenvolvimento do programa, além de promover videoconferências mensais realizadas pelo Instituto Ayrton Senna. “Temos o objetivo de alfabetizar todos os alunos do 3º ano neste semestre. O programa vai atender 10 escolas, a princípio, oferecendo formações aos coordenadores e professores, atendendo 528 alunos”, explica a secretária de Educação, Flávia Banwart.

Nos dias 22 e 23 de agosto, os coordenadores das 10 escolas e 20 professores do 3º ano participarão de formação já no Instituto Ayrton Senna.

Compartilhe

Comente

Leia também