Ribeirão Pires tem programação para o Dia Mundial da Luta contra a AIDS

O Dia Mundial da Luta contra a AIDS será comemorado em Ribeirão Pires com atividades especiais programadas para esta sexta-feira, dia 30, na Vila do Doce – Rua Boa Vista – Centro. A partir das 19h, equipes do Ambulatório de Infectologia do Município distribuirão folhetos informativos e preservativos.

 

Ribeirão Pires aderiu mais uma vez à “Campanha do Laço Vermelho”, promovida pela UNIAIDS e Ministério da Saúde

Apresentação musical também fará parte da noite. Artistas da cidade subirão ao palco para cantar grandes sucessos e falar com o público, principalmente jovem, sobre a importância e métodos de prevenção à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis e também sobre os serviços gratuitos disponíveis na rede municipal de saúde para testagem, aconselhamento e tratamento das doenças.

Excepcionalmente neste sábado, Dia Mundial da Luta contra a AIDS, o Ambulatório de Infectologia da Prefeitura funcionará das 8h às 17h para a realização gratuita de testes no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento.

O CTA fica localizado no Ambulatório de Infectologia, na Avenida Francisco Monteiro, 205 – Centro. De segunda a sexta-feira, também das 8h às 17h, o espaço recebe moradores em busca de informações, orientação, testagem e tratamento. A população também pode esclarecer dúvidas e saber mais sobre prevenção às doenças ligando para o Disque DST/AIDS – 0800 – 7731 – 661.

Atualmente, os profissionais do Ambulatório acompanham os casos de 200 pacientes diagnosticados com HIV. Por meio da Secretaria de Saúde e Higiene da cidade, além dos serviços permanentes, a Prefeitura promove campanhas de conscientização durante todo o ano, para alertar sobre a importância da prevenção.

“Desde 2004, quando foi implantado o CTA no município, 90% dos casos positivos de HIV registrados tiveram contaminação via sexual”, explicou a Gerente do departamento de Infectologia da Secretaria de Saúde e Higiene da cidade, Nanci Garrido Butin. Para ela o conhecimento de sua sorologia é fundamental para prevenir e reduzir riscos à saúde.

De acordo com dados do Programa DST/AIDS, o objetivo da campanha é ampliar em 100% a população testada para HIV pelo menos uma vez na vida e reduzir para 15% o diagnóstico tardio da doença. Em Ribeirão Pires, do início do ano até o final do mês de outubro, foram realizados 746 testes no CTA. Em 2011, foram realizados 904 testes.

Compartilhe

Comente

Leia também