Ribeirão Pires é premiada por ações de controle da tuberculose

Por meio da Secretaria de Saúde da cidade, Prefeitura recebe reconhecimento por ações de combate e acompanhamento da doença

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ribeirão Pires recebeu, na última semana, prêmio por ações de controle e combate à tuberculose conferido pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. A premiação reconhece o trabalho de acompanhamento dos pacientes diagnosticados com a doença no município e a realização de exame em mais de 70% dos casos entre familiares e pessoas que convivem próximos às pessoas com tuberculose.

 

Equipe do Serviço de Atenção Especializada (SAE) da Prefeitura de Ribeirão Pires recebeu o novo reconhecimento pelas ações durante atividade em comemoração ao Dia Mundial da Tuberculose – 24 de março, promovida pelo Programa Estadual de Tuberculose. Em 2018, a cidade foi premida pela Busca de Casos de Tuberculose durante a 1ª Campanha em 2017. Ainda no ano passado, a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires conquistou por suas ações de combate à tuberculose o 7º Prêmio David Capistrano, conferido aos melhores projetos apresentados pelas prefeituras que participaram da 14ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios do Estado de São Paulo.

 

A Secretaria de Saúde promove o Programa Municipal de Tuberculose. Os profissionais do SAE atuam de forma permanente na assistência e prevenção da doença, contribuindo para a diminuição dos casos e combatendo a falta de informação e o preconceito.

 

Sobre a doença e serviços gratuitos – Os pacientes que tiverem entre os sintomas tosse por mais de três semanas, febre ao final da tarde, sudorese noturna e emagrecimento devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para a realização do exame de baciloscopia (escarro), utilizado para diagnosticar a tuberculose. Se necessário, a rede municipal realiza raio-x do pulmão e avaliação clínica.

 

Em casos positivos da doença, o tratamento é realizado no Ambulatório de Infectologia do município. Com o tratamento feito corretamente, a tuberculose tem cura. Em 2018, a Prefeitura de Ribeirão Pires registrou, de janeiro a outubro, 31 casos de tuberculose na cidade.

 

Em novembro de 2018, o SAE promoveu a 2ª Campanha na Rede de Saúde dos Sintomáticos Respiratórios, reforçando o trabalho de orientação nas unidades.

Compartilhe

Comente

Leia também