Ribeirão Pires ganha seu 4º Patrimônio histórico

Por meio do decreto 6670 de 10 de outubro e publicado no Diário Oficial de Ribeirão no dia 20, o prefeito Kiko Teixeira autorizou o tombamento da casa de Herbert Richers. O imbróglio já se arrastava há anos, chegando ao ponto de o imóvel receber ato semelhante na gestão Saulo Benevides (2013-2016), mas, após o vencimento do prazo provisório, o decreto definitivo não foi assinado. Agora, o município passa a ter quatro Patrimônios Históricos Culturais: Além da casa, Capela Nossa Senhora do Pilar, Estação Ferroviária e a Fábrica de Sal.

Terreno fica atrás das lojas CEM

A residência fica no terreno das Lojas CEM no centro da cidade e, por estar em terreno particular, fica a cargo da empresa a conservação do patrimônio. Segundo informações obtidas pela reportagem, a empresa tem 180 dias para apresentar projeto de reparação do local. O Mais Notícias esteve presente no terreno e constatou a deterioração do imóvel, com pichações e em mal estado de conservação.

Consultada pela reportagem acerca do tombamento, a Prefeitura esclareceu que “o prefeito Kiko Teixeira, com base em assessoria técnica e jurídica, homologou os estudos e decretou o tombamento por entender que a preservação é de interesse público e que a preservação da memória em si é direito do povo, previsto na Constituição. Este é o posicionamento da atual gestão: pró-patrimônio, pró-cultura, pró-turismo e pró-memória”. No entanto, ainda não é possível encontrar o decreto no sistema online de Leis da prefeitura.

Herbert Richers (1923-2009) foi produtor e cineasta, proprietário da Herbert Richers Produções Cinematográficas S.A. Quando adolescente, Herbert se mudou para Ribeirão Pires, época em que desejava ser fotógrafo por influência do tio. Quando viajou para os Estados Unidos, conheceu nova tecnologia de dublagem desenvolvida pela Disney e, então, desenvolveu sua famosa vinheta, Versão Brasileira, Herbert Richers. Já sua casa foi cenário para dois filmes da década de 1960: Família Trapo e Papai Trapalhão, ambos de 1968, com participação de Jô Soares e outros famosos.

 

Compartilhe

Comente

Leia também