PT inicia discussões para elaborar Plano de Governo

No último sábado, o PT de Ribeirão Pires realizou em sua sede a primeira de uma série de reuniões abertas a sociedade para estabelecer diretrizes para a elaboração do programa de governo que será defendido pela pré-candidata da legenda, Maria Inês, nas eleições de outubro.

A primeira reunião abordou Orçamento e Cultura

Contando com forte presença de munícipes, o encontro teve como primeiro tema o orçamento municipal. Para isso, a participação do palestrante Francisco Funcia, professor de economia da USCS, foi fundamental, uma vez que ele explicou como são regidas as finanças da Administração Municipal tanto nos aspectos legais quanto nos práticos e deu suporte para a rodada de discussões que foi realizada a seguir.

“Não basta ter recurso, é preciso ter planejamento”, ressaltou Funcia, que fez um paralelo entre o que a Prefeitura deve fazer com os recursos e o que os cidadãos fazem no dia a dia: “na vida, lidamos com restrições orçamentárias, controlar os desejos de acordo com o montante financeiro que temos. Esta regra que vale para a nossa vida pode ser aplicada de forma geral”, explicou, antes de ressaltar: “é preciso explicar e debater com a população as questões do orçamento, que tem suas restrições. Falta aos municípios esta rotina de ter a prestação de contas e a participação do munícipe nos processos de prestação de contas”.

Para o presidente municipal da legenda, o engenheiro Antonio Carlos Pereira, o Carlão, a participação popular é “o que vai mostrar o caminho, onde os ribeirãopirenses querem chegar no futuro”. Ele também ressaltou o formato da discussão, que contempla palestras com técnicos, pessoas que atuam e têm relação com as respectivas áreas de discussão: “nós queremos elaborar um plano de governo exeqüível. Por isso, teremos pessoas técnicas que poderão dizer o que pode ser feito”.

A pré-candidata a prefeita Maria Inês ressaltou o aspecto democrático das discussões e também da participação efetiva do eleitorado em todo o processo: “é importante que o eleitor acompanhe seu representante ativamente. Quanto se tem espaços abertos para discussão, temos o pleno exercício da cidadania. Acreditamos que o munícipe pode ser cidadão durante todo o governo, não apenas de quatro em quatro anos, por isso vamos sempre incentivar a participação das pessoas”.

O próximo encontro será realizado no sábado e nos dois finais de semana subsequentes, com novos temas, também na sede do partido, que fica na Avenida Francisco Monteiro, 1360, Ribeirão Pires, das 8h30 às 18h.

Compartilhe

Comente

Leia também