Proclamação da República e Dia da Bandeira: celebrações esquecidas

proclamacaoNa última terça-feira (15) foi comemorado o dia da Proclamação da República e no próximo sábado (19) será comemorado o dia da Bandeira. Ambos são símbolos nacionais que, nos dias de hoje, passam pelo esquecimento por parte da população.

Ocorrido no dia 15 de novembro de 1889, o levante político-militar pretendia instalar a republica presidencialista no Brasil, ou seja, colocar em prática o sistema de governo que utilizamos hoje em dia e derrubar a monarquia parlamentarista de Dom Pedro II.

Já o dia da Bandeira, celebrado quatro dias após a Proclamação da República, celebra a criação da nova bandeira republicana. Nessa data, além de comemorações cívicas acompanhadas pelo Hino à Bandeira, também se mantém o ato de hastear a bandeira ao meio dia.

O que muitos não sabem é que o dia da Proclamação, da Bandeira e os símbolos nacionais como o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional são assegurados pela lei n°5.700 de 1 de setembro de 1971. Ou seja: são de grande importância para o país.

Para o General do Exército Alberto Cardoso a comemoração da Proclamação da República é um dos pilares da cultura brasileira. “Essa é uma das marcas mais fortes do nosso país, faz parte da nossa história e relembrar dessas datas tão importantes é uma mostra de fidelidade pela nossa Pátria”.

Mais do que isso, valorizar as datas comemorativas são uma forma da sociedade manter costumes, respeitar sua história e também seus heróis e efemérides. Por isso é necessário manter as comemorações, como uma forma e conhecer e respeitar nossos símbolos. Um país sem memória é um país sem história assim como um país sem história é um país sem futuro.

Compartilhe

Comente

Leia também