Prefeitura realiza Semana do Trânsito para conscientizar condutores e pedestres

Por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires realizará a Semana do Trânsito a partir do próximo domingo, dia 18. A proposta contará com diversas ações que conscientizarão sobre práticas seguras, tanto aos condutores quanto aos pedestres, além de atividade específica com alunos das escolas do município.

O foco da campanha não é apenas conscientizar, mas também informar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. “Temos também a preocupação de ensinar as crianças, que desde cedo devem saber como se portar como condutores ou como pedestres”, explicou o Secretário de Transporte e Trânsito, José Vicente de Almeida.

Para atingir esse objetivo, em conjunto com a Secretaria de Educação e Inclusão, será criada uma “Cidade Mirim” no espaço multicultural de Ribeirão Pires, localizado no Complexo Ayrton Senna. Lá, as crianças poderão conhecer regras e leis de trânsito, brincando. “Queremos criar um espaço lúdico, para podermos educar os futuros condutores”, afirmou Almeida.

Alunos de diversas escolas do município poderão participar da visitação à Cidade Mirim, onde poderão conversar com agentes de trânsito e terem acesso ao material diferenciado, que dispõe de brincadeiras que incentivam a compreensão das informações e estimulam a formação de cidadãos conscientes sobre deveres e direitos no trânsito. A linguagem facilita o aprendizado. “Os acidentes acontecem na maioria das vezes por falta de atenção. Informar a população sobre as leis de trânsito é uma maneira de garantir a segurança em nosso leito viário”, completa Almeida.

Até o próximo dia 25, mais de 10 mil panfletos informativos serão entregues para a população, com informações importantes sobre condução segura e segurança para pedestres, além de dicas sobre a legislação de trânsito, como não falar ao celular enquanto dirige e respeitar faixa de pedestres.

Compartilhe

Comente

Leia também