Prefeitura intensifica ações de prevenção ao câncer bucal

A Prefeitura de Ribeirão Pires está reforçando as ações de prevenção ao câncer bucal. Desde o dia 05 de maio, início da Campanha de Vacinação contra a Gripe, profissionais da SSH (Secretaria de Saúde e Higiene) estão convidando os idosos que comparecem às unidades de saúde para receber a dose da vacina a participar de avaliação bucal.

O objetivo da ação é identificar nos idosos, que fazem parte do grupo de risco desse tipo de câncer, casos que precisam ser examinados. Depois de passar por exames, se confirmado o diagnóstico, o paciente é encaminhado para tratamento nos hospitais de referência.

“A Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal é um reforço ao trabalho permanente da Prefeitura. É importante que os moradores, principalmente do grupo de risco, façam consultas regulares ao dentista, para prevenir essa e outras doenças bucais”, orienta a coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura, Rosana Mattiazzo Cruciani.

Entre 2010 e 2011, 2.400 idosos participaram dos exames feitos durante o período da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Nos últimos dois anos, 96 pacientes que passaram pelo atendimento odontológico da rede municipal foram encaminhados para exame. Desse total, três casos foram diagnósticos positivos de câncer bucal.

Fazem parte do grupo de risco pessoas com mais de 40 anos, fumantes e dependentes de álcool e/ou outras drogas. “Pessoas com lesão na boca por mais de 15 dias devem procurar serviço saúde bucal da rede para avaliação. A prevenção é fundamental, para que a pessoa conheça o diagnóstico e tenha o encaminhamento adequado para tratar o problema”, explicou Rosana.

Durante a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, realizada simultaneamente com a Campanha de Vacinação Contra Gripe – que acontece até o próximo dia 25 – os moradores também poderão esclarecer dúvidas, além de receberem orientações e folhetos informativos sobre o que é a doença, sintomas e tratamento.

Compartilhe