Prefeitura dá sequência ao programa de castração gratuita de cães e gatos

Secretaria de Saúde da Estância realiza procedimentos em animais já cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses da cidade

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, está dando sequência à segunda fase do programa de castração gratuita do município. Nessa terça-feira, dia 16, cerca de 100 animais, entre cães e gatos, foram castrados. As cirurgias acontecem na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Essa segunda etapa do programa teve início em outubro e prevê a castração de 2 mil animais da cidade. Os procedimentos são realizados por equipe contratada pela Prefeitura. O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, compareceu ao CCZ para conversar com as equipes da Saúde e moradores.

“O programa de castração promovido pela Prefeitura está entre as ações que prezam pelo bem-estar dos moradores e de seus animais de estimação, auxiliando quem muitas vezes não tem condições de pagar pela cirurgia. O procedimento também contribui para o controle da população canina e felina, importante medida para a saúde pública municipal”, avaliou o prefeito.

Foram priorizados no início desta segunda etapa de cirurgias ONGs que abrigam animais da cidade, bem como cães e gatos adotados por moradores no CCZ, seguindo o que é estabelecido pela Lei Municipal nº 5.836/14. Mensalmente, são realizados, em média, 100 procedimentos gratuitos.

Daiana Vieira da Silva, 32 anos, moradora do Jardim Santa Rosa, levou nessa terça-feira sua gata, Nina, e sua cadela, Pandora, para a castração. “O programa é muito bom, porque nem todo mundo tem condições de pagar pela cirurgia. Tem muito filhote nascendo e tem muita gente que larga os bichinhos na rua, então tem que aproveitar essa oportunidade”, avaliou.

Sobre o programa gratuito de castração de animais em Ribeirão Pires

Para essa segunda etapa, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, foram realizadas 1.200 inscrições para o programa gratuito de castração de cães e gatos no município. Em razão da grande procura, o cadastro foi encerrado. As inscrições para outras 800 vagas do programa serão abertas após os procedimentos agendados em 2018 serem efetuados.

Em 2017, a Prefeitura de Ribeirão Pires realizou cerca de 500 castrações gratuitas de cães e gatos. Para a segunda fase, a Secretaria de Saúde municipal está destinando R$ 270 mil para as cirurgias e implantação de chip de identificação dos animais já castrados.

“Consideramos esse um importante investimento voltado ao controle da população canina e felina em nossa cidade. Além do bem-estar dos animais, essa medida tem como objetivo garantir mais segurança e saúde a todos os moradores, principal papel do Centro de Controle de Zoonoses”, esclareceu a secretária de Saúde da cidade, Patrícia Freitas.

Cães comunitários poderão ser castrados, desde que haja pessoa responsável para acompanhar o pós-operatório do animal. Mais informações sobre os serviços do CCZ podem ser obtidas pelo telefone 4824-3748.

Posse responsável – Abandono e maus tratos a animais são crimes com pena de até dois anos de detenção e multa, de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, artigo 32. Todas as pessoas que adotam um animal de estimação são responsáveis por garantir seu bem-estar e segurança.

Alguns cuidados são essenciais para manter um animal em boas condições. Passear com o pet usando sempre a coleira e guia, garantir uma casinha ou caminha confortável, limpa, abrigado da chuva e do sol são algumas tarefas que não podem ser esquecidas. Além disso, todos os animais precisam de ração de boa qualidade e água limpa e fresca, para evitar problemas de saúde.

Compartilhe

Comente

Leia também