Prefeitos do ABC debatem Plano de Desenvolvimento de Proteção Ambiental

Os sete prefeitos do Grande ABC receberam na terça-feira (11), durante a 87ª Assembleia Mensal, o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari. Além de detalhar as últimas operações, Borsari garantiu que até o final do ano será feita a retirada do mato e entulho de todos os piscinões da região. Com verba de R$ 41 milhões liberada pelo Governo do Estado, Borsari prometeu que todos os 19 piscinões estarão limpos até o início do período das chuvas do próximo ano. Também foi debatido durante o encontro o Plano de Desenvolvimento de Proteção Ambiental (PDPA)

Encontro ocorreu na terça feira (11), na sede do Consórcio Intermunicipal do ABC

Kiko Teixeira (PSB), prefeito de Ribeirão Pires, aprovou a discussão sobre o Plano de Desenvolvimento de Proteção Ambiental. “O meio ambiente é uma das áreas tratadas com prioridade por todas as cidades, especialmente Ribeirão Pires, que possui território inserido em área de proteção ambiental”, e completou falando sobre a importância da consolidação das reuniões com os prefeitos das cidades vizinhas.  “O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promove debates e é um espaço regional para a proposição de soluções ou alternativas aos problemas comuns das sete cidades. Por meio das reuniões mensais dos prefeitos e dos Grupos de Trabalho de diversos setores, trabalhamos pelo desenvolvimento sustentável do Grande ABC”, disse.

No encontro foi discutido a revisão do Plano de Desenvolvimento de Proteção Ambiental (PDPA). Ricardo Araújo, representante da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, fez uma apresentação aos prefeitos sobre o trabalho desenvolvido pela secretaria, que será apresentado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê visando a alteração na lei específica da Billings.

Segundo Morando, a lei não atende às exigências para a regularização fundiária em áreas de mananciais. “Não está sendo possível cumprir o plano de regularização fundiária com a legislação atual”, disse. O próximo passo é enviar o relatório para aprovação do comitê. O texto final será submetido à Secretaria de Meio Ambiente para elaboração de novo projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Outro assunto em pauta foi a limpeza dos Piscinões. Presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, destacou que o apoio do governo do Estado contribuirá para a resolução dos problemas com as chuvas no ABC. “O superintendente tem trazido uma ação conjunta para os piscinões. Não tem como resolver este problema sem uma boa integração entre o ABC e o governo do Estado”, reforçou Morando.

Segundo Borsari, com a limpeza e manutenção que serão feitas até o final do ano, a região estará com os equipamentos prontos para enfrentar o período das chuvas. “Eu gostaria de destacar ainda que estamos conseguindo com a atual gestão do Consórcio um relacionamento bem melhor do que tínhamos lá atrás”, afirmou.

 

Compartilhe

Comente

Leia também