Planejamento Familiar exige visão ética

Planejamento Familiar é um assunto sério e se fosse tratado com a devida seriedade, evitaria alguns males que hoje afligem a sociedade. A fim de manter os leitores do Mais Notícias informados quanto ao assunto, nossa reportagem procurou um especialista na área, o Doutor Paulo Cozzupoli.

Em uma entrevista exclusiva, o médico mostrou-se satisfeito em colaborar com as informações. “Considero um privilégio poder falar a tantas pessoas ao mesmo tempo, incluindo-se aos profissionais da área de saúde e aos leigos”, comentou o doutor. Veja a seguir, algumas informações sobre o assunto da pauta:

Dr. Paulo Cozzupoli dá sua visão quanto à necessidade de uma orientação sobre o planejamento familiar organizado

Mais Notícias –

Doutor Cozzupoli, o que é Planejamento Familiar?

Dr. Cozzupoli – Planejamento Familiar, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) é a prevenção da morbi-mortalidade materno-infantil. Traduzindo em miúdos,  são métodos utilizados pelo casal para a oportuna gestação, evitando-se uma gestação indesejável.

Mais Notícias – Qual a importância de um casal se planejar para ter filhos?

Dr. Cozzupoli – A importância do planejamento se inicia antes de se instalar a união matrimonial, consultando-se profissionais da área de saúde para que se saiba como nosso corpo funciona, quando uma mulher é fértil, quando estará apta a ser mãe – que é o maior privilégio de uma mulher – e a realização de uma união.

Mais Notícias – O formato tradicional de “família” (pai e mãe) tem alguma relevância?

Dr. Cozzupoli – O conceito de família necessita ser explorado e relembrado, pois é a célula da sociedade. Composta por pai, mãe e filhos, onde aprendemos desde cedo valores como: honra, perseverança, atitude correta diante dos problemas. Esses valores são obtidos pelo contato assíduo entre filhos e pais, principalmente nas refeições do dia a dia, onde pequenos deslizes das condutas dos filhos são percebidos pelos pais, que com a sabedoria que lhes foi concedida na sua união indissolúvel, encontrarão meios de orientar seus filhos.

Mais Notícias – Os consultórios em geral hoje estão preparados para essa orientação?

Dr. Cozzupoli – O planejamento familiar usado atualmente nos consultórios de ginecologia e através do  governo estimula os casais ao narcisismo, isto é, a cultura do egoísmo, da busca do prazer, quando  valores como honra, honestidade e amor, que implica em entrega e dedicação ao seu cônjuge, não fazem parte deste arsenal de virtudes. Explico melhor: ao prescrever um contraceptivo, um preservativo, propor um aborto como métodos contraceptivos vamos contra a vida e a favor do desastre. Precisamos refletir sobre isso.

Mais Notícias – De certa forma, isso atrapalha o relacionamento do casal?

Dr. Cozzupoli – Eu teria a coragem de dizer que o centro da discórdia de um casamento está no uso de métodos contraceptivos que não respeitem a dignidade humana e nem sejam a favor da vida, no sentido positivo de sua afirmação.

Mais Notícias – O senhor pode explicar isso melhor?

Dr. Cozzupoli – Quando nos tornamos médicos, juramos promover a saúde, mas hoje o que se pratica são paliativos. É o mesmo que darmos remédio para cessar a tosse de um tuberculoso sem tratarmos eficazmente da sua doença, que é a tuberculose, então, o que se propõe com as ações governamentais e pelas sociedades médicas aqui e em todo mundo é darmos remédio para a tosse e não tratarmos a doença, que é a ausência de interesse em se preservar a família, fonte de equilíbrio e onde obtemos gratuitamente as regras da felicidade.

Mais Notícias – Qual seria, então, o valor de se ter uma criança nos moldes desse mundo apresentado pelo senhor?

Dr. Cozzupoli – Necessariamente passa por um planejamento familiar em que se apóie a vida e desta forma seja positivo para o nosso progresso como seres humanos. O capital, travestido de discernimento, nos propõe que tenhamos nos dias de hoje um e, no máximo, dois filhos. Em alguns países, até nenhum filho, mas que tenhamos casa, carros, televisores de LCD, computadores de bolso, roupas chiques, etc. Será que estes são os reais valores?

Mais Notícias – E o senhor consegue prever onde isso vai parar?

Dr. Cozzupoli – Os casamentos hoje caminham para um relacionamento de fachada, ou separação/divórcio se não houver acesso real a uma boa orientação. Esta começa em casa quando pequeninos e termina no consultório do ginecologista antes do casamento e até nos cursos de noivos que as igrejas propõem (alguns tendenciosos, diga-se de passagem, onde os médicos fazem sua propaganda pessoal). Um dado importante: mais ou menos 30% dos casais que procuram um serviço de esterilidade conjugal são para reverter a laqueadura ou a vasectomia, pois estão num segundo relacionamento. É um número assustador e as pessoas não sabem disso, pois não são informadas antes de fazerem tais procedimentos. Os profissionais da área de saúde deveriam consultar antes de fazerem tais procedimentos as suas consciências e não as contas bancárias

Mais Notícias – Algum conselho aos pacientes que hoje buscam orientação no assunto?

Dr. Cozzupoli – Aos pacientes eu diria que questionem mais seus médicos e não aceitem passivamente o que lhes é dito sem realmente estudarem os métodos de planejamento familiar, usando até a internet. Retirem dos seus médicos o que eles têm de melhor, que é o grande amor à vida  e a sua preservação, valores que receberam de seus pais e dos professores nos bancos das escolas de medicina e juraram no dia de suas formaturas.

Serviço: O Doutor Paulo José Cozzupoli atende na Rua Fioravante Zampol, nº 120, Centro de Ribeirão Pires. Para marcar uma consulta, ligue: 4828-4400.

Compartilhe

Comente

Leia também