Pessoas com osteoporose devem praticar exercícios físicos

A Osteoporose é uma doença muito delicada e que exige cuidados, mas isso não pode ser usado como motivo para ficar sem mexer o corpo. Só devem ser evitados movimentos bruscos, que podem acarretar fraturas, os demais exercícios só ajudam a impedir que a doença se desenvolva.

Para evitar a perda óssea de cálcio, é importante se exercitar com ajuda especializada

É o que explica Lincoln Coutinho Simões, fisioterapeuta há 10 anos e que desenvolve trabalhos específicos para pacientes com Osteoporose. Ele explica que a fisioterapia atua na realização dos exercícios com a intenção de melhorar o equilíbrio, a força muscular, a coordenação motora e aumentar à amplitude de movimentos, melhorando consequentemente a qualidade de vida do indivíduo.

Nas pessoas com baixa densidade óssea, Lincoln indica duas vertentes de tratamento que considera eficaz. O Pilates e a Hidroterapia. De acordo com ele, a Hidroterapia tende a diminuir os riscos de fraturas nos graus mais elevados da doença. Os efeitos térmicos da água (combinados com a prática de exercícios) proporciona uma melhora holística no paciente com disfunção do aparelho locomotor, melhorando diretamente a capacidade funcional.

E o Pilates, é mais uma atividade eficaz na luta contra o desenvolvimento da doença. “É um método de condicionamento físico e mental que trabalha o corpo de forma global, com equipamentos que visam fortalecer músculos e articulações assim como aumento da amplitude de movimentos”, explica.

O profissional ainda explica que apesar da doença não ter cura, ela pode ser tratada corretamente para que não se agravar. “O tratamento deve ser feito por médicos especializados capazes de dar orientações sobre medicamentos que estabilizem o quadro da doença”, esclarece.

Lincoln reforça que além da importância da atividade física freqüente (orientada por um profissional), é importante inserir na rotina dietas ricas em cálcio e vitamina D, fazer a contagem hormonal, assim como realizar regularmente a Densitometria Óssea. O resultado da terapia proposta pelo fisioterapeuta é positivo. “Se o individuo tiver bastante disciplina ao tratamento proposto com certeza ele terá ótimos resultados seguido de uma vida normal”, finaliza.

Compartilhe

Comente

Leia também