Outubro Rosa valoriza a importância do combate ao Câncer de Mama

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama responde por 25% dos casos novos a cada ano, perdendo apenas para o câncer de pele. No Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer) apontam que a doença será responsável por 57.120 novos casos em 2015.

Cancer de MamaO câncer de mama é uma doença causada por alterações genéticas que podem ser estimuladas por fatores ambientais como: tabagismo, uso de hormônios (TRH – terapia de reposição hormonal), início da menstruação em idade muito jovem, menopausa em idade mais tardia, menor número de gravidez ou gestação em idade cada vez mais tardia, excesso de peso e ingestão de bebida alcoólica ou também por fatores genéticos.

O sintoma mais comum é o aparecimento de um caroço no seio. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. A prevenção é a principal ferramenta para ajudar a reverter esses índices, por isso é importante sempre ir ao médico.

“As principais formas de prevenção do câncer de mama estão relacionadas à mudança no hábito de vida como: controle do peso, prática de atividade física, evitar ingestão de bebidas alcoólicas e tabagismo. A mamografia é o exame mais importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama. No entanto, ela não previne o seu aparecimento, apenas proporciona a possibilidade de um diagnóstico em fase inicial”, ressalta diretora de Mastologia do Hospital A.C. Camargo, Maria do Socorro Maciel.

Outros sinais desse tipo de câncer incluem o inchaço em parte do seio, irritação ou aparecimento de irregularidades na pele, dor, vermelhidão ou descamação do mamilo, saída de secreção e caroço nas axilas.

Com o intuito de alertar sobre os riscos e conscientizar a população sobre a necessidade de diagnóstico rápido nesses casos, acontece durante todo o mês de outubro em todo o planeta o Outubro Rosa. O Jornal Mais Notícias também faz parte desta luta. Por isso, durante este mês, como já é tradição, nosso logo estará diferente. Entre nessa conosco!

Compartilhe

Comente

Leia também