Novo presidente, Rato Teixeira visa reformular a Câmara Municipal

Rato Teixeira, o novo presidente da Câmara

Na última semana, o vereador Rato Teixeira (PTB) foi eleito novo presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Pires. Em entrevista exclusiva ao Mais Notícias, ele falou sobre o resultado e também sobre seus planos como gestor da Casa de Leis no próximo biênio.

Mais Notícias – Como você recebeu o resultado das eleições?

Rato Teixeira – Recebi com grande felicidade a missão de presidir, a partir de 1º de janeiro de 2019, a Câmara Municipal de nossa querida Ribeirão Pires, ciente da responsabilidade em relação ao cargo que assumirei.

MN – Quais serão suas prioridades como presidente da Câmara?

RT – Em minha trajetória profissional, sempre pautei meu trabalhos pela transparência, o respeito aos vereadores e profissionais que atuam no Legislativo, bem como nas instituições com as quais atuamos na Câmara. O Regimento Interno e a Lei Orgânica serão diretrizes para nossas ações.

MN – Quem será o novo secretário geral? Explique o porquê da escolha e suas expectativas em relação ao trabalho do indicado.

RT – A indicação dos profissionais que irão atuar na Câmara será definida considerando conhecimento técnico, comprometimento e zelo pelo erário público. O assunto está sendo, nesse momento, avaliado junto de minha equipe.

MN – Quais as novidades que podemos esperar durante sua gestão?

RT – Dentre as novidades que pretendemos implementar e discutir junto aos meus colegas Vereadores, posso adiantar que a imprensa terá especial atenção, contemplando espaço compatível com suas necessidades, pois sabemos da importância em divulgar as ações que são realizadas na nossa Casa de Leis, bem como de seu papel para assegurar a transparência a nossos atos. Outro ponto que pretendemos implementar é a participação efetiva de jovens alunos das escolas municipais na Câmara Municipal, buscando promover a cidadania através de programas, tal como visitas dos estudantes dentro da Câmara para conhecerem a dinâmica e entenderem o processo legislativo do município em que estão inseridos.

MN – Quais as novidades que podemos esperar durante sua gestão?

RT –  Pensamos na reformulação estrutural, bem como administrativa, porém esses pontos ainda dependem do levantamento exato de dados financeiros da Câmara e de abertura para discussão dos meus pares, pois buscaremos ouvir os demais vereadores em nossas decisões objetivando um mandato democrático.

MN – Um antigo pleito de munícipes e alguns vereadores é a mudança do horário das sessões legislativas para o período noturno. Há planos para uma mudança nesse sentido?

RT –  De fato, existe este pleito antigo, que assim como as demais questões serão discutidas com todos os vereadores. E caso o consenso seja pela mudança do horário, adianto que vou buscar medidas para viabilizar tal mudança.

MN – Quanto ao regimento interno, há planos para reforma como, por exemplo, a criação de um Conselho de Ética e adequação de pontos divergentes em relação a Lei Orgânica Municipal?

RT – Já verificamos que realmente existem alguns pontos divergentes entre o regimento interno e a lei orgânica. Cito, como exemplo, a recente alteração em relação ao recebimento dos projetos de lei em regime urgência. E visando sanar tais divergências, pretendo criar uma Comissão para harmonizar as legislações. Quanto a criação de um Conselho de Ética, entendo ser primordial, objetivando evitar cenas ou ações de Vereadores, como as que presenciamos no ano de 2017.

MN – Quanto ao regimento interno, há planos para reforma como, por exemplo, a criação de um Conselho de Ética e adequação de pontos divergentes em relação a Lei Orgânica Municipal?

RT –  Vou me reunir com a assessoria técnica da Câmara para levantar a forma e as condições em que o meu antecessor pretendia efetuar o referido Concurso Público. Após esse processo, teremos elementos suficientes para deliberar sobre este tema junto à mesa eleita. Todavia, desde já, ressalto que os funcionários da Casa terão todo o meu respaldo para buscar ampliação e atualização de seus conhecimentos técnicos.

MN – Deixe uma mensagem aos munícipes.

RT –  Estar como vereador representando a cidade que nasci e me desenvolvi como ser humano é um orgulho muito grande. E agora, ter a oportunidade de representar meus colegas na Câmara Municipal será uma honrar ainda maior. Tenham certeza que representarei com dedicação esta chance a mim confiada, dando sempre o meu máximo para deixar um legado e conseguir fazer Ribeirão Pires uma cidade melhor.

Compartilhe

Comente

Leia também