Mulheres preparam a regularização do Conselho da Condição Feminina

Um grupo de mulheres está movendo uma verdadeira ação popular para que o CMCF (Conselho Municipal da Condição Feminina) seja regularizado após 19 anos de criação. Por meio de participação em eventos e discussões, elas pretendem reunir mais de quatro mil assinaturas para que haja a criação do órgão por vias de iniciativa popular.

Elas querem garantir junto aos governos Municipal, Estadual e Federal os compromissos assumidos com as mulheres e com o povo

Clélia Bernardo, coordenadora da SPCI (Secretaria de Política Comunitária e Institucional),  uma das organizadoras do movimento, explica que usar a iniciativa civil para organizar o conselho, longe de ser um ato de oposição, servirá para divulgar a criação do mesmo e aumentar a participação de pessoas. “Ao mobilizarmos a sociedade para aderir ao movimento, poderemos montar um conselho com maior representatividade”, disse Clélia, que acrescenta: “No término da campanha muitas pessoas já saberão da existência do conselho”.

O principal objetivo do grupo será a busca de direitos para a cidadã ribeirãopirense. “Com o CMCF organizado, poderemos conseguir a Delegacia da Mulher ou um outro canal de proteção. Queremos ainda conseguir mais resultados por meio da fiscalização de como a mulher está sendo tratada em Ribeirão Pires”, revela Rosemeire Fernandes Dias, assessora na SPCI.

No último dia 28 de janeiro, várias lideranças do movimento feminista da cidade reuniram-se na Câmara Municipal para discutir a formação do referido conselho.  A partir daí, foi traçado um plano de ação, que iniciou pela discussão da alteração de alguns artigos da lei criada em 1992 e que não chegou a ser implementada por algumas distorções no texto. Atualmente o documento, já alterado, será enviado ao Legislativo para a devida votação e promulgação da lei que permitirá o funcionamento permanente do conselho.

Confira a programação de eventos onde será possível dar o apoio à criação do CMCF e realizar a coleta de assinaturas.

Dia 08 – 1ª Caminhada do Dia Internacional da Mulher de Ribeirão Pires, junto com Bloco Maracatosco, com saída às 16 horas da Av. Humberto de Campos, altura do nº 574. Neste dia terá início a campanha pelo Projeto Popular da Lei de Criação do Conselho Municipal da Condição Feminina. “Nos uniremos ao grupo por ser um bloco cultural que não rebaixa os valores da mulher. Ao mesmo tempo levaremos faixas para falar sobre a violência e saúde da mulher.

Dia 11 – Dia de Todas as Mulheres em Ribeirão Pires, em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Políticas Comunitária e Institucional.

Dia 12 – Ida a São Paulo para comemoração do Dia Internacional da Mulher na Praça da Sé.

Compartilhe

Comente

Leia também