Mulheres ficam fora das Câmaras na próxima legislatura

No último domingo (03) a população de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra elegeu os novos integrantes dos legislativos e, após as eleições municipais, nenhuma mulher foi eleita.

Diva do Posto

Diva do Posto foi uma das vereadoras desta legislatura em Ribeirão Pires

Em Ribeirão, a primeira mulher eleita pela ARENA, foi Benedita Honório de Oliveira, que atuou por duas legislaturas, entre 1970 e 1977. Na legislatura entre 1983 e 1988, as mulheres voltaram ao plenário com três representantes: Angelina Sapiensa, a própria Benedita e Vilma Amaro. A partir de 1997, a presença das mulheres se tornou frequente na Câmara Municipal até a legislatura atual, que contou com quatro representantes. Em Rio Grande, na atual legislatura, a única representante é Angela Tupperware (PSDB).

Para a próxima gestão a falta de mulheres incomodou o vereador Eduardo Nogueira (SD) que lamentou a falta da “sensibilidade da mulher na próxima legislatura”. Na Tribuna Livre, Dra. Rosana Figueiredo, que foi candidata a prefeita, ressaltou que “é importante para a cidade ter mulheres na Câmara, lutando pela população”, antes de citar a frase da ex-Primeira Ministra da Inglaterra, Margaret Thatcher: “eu entrei no governo com um objetivo: transformar o país de uma sociedade dependente em uma sociedade autoconfiante, de uma nação dê-para-mim para uma nação faça-você-mesmo”.

Dentre as mulheres que concorreram, a mais próxima de obter uma eventual vaga é Emi Taga (PMDB), que é primeira suplente de dois vereadores.

Compartilhe

Comente

Leia também