Moradores de Ribeirão participam de ações de combate à Tuberculose

Moradores da Estância Turística de Ribeirão Pires participaram, entre os dias 05 e 23 de março, das ações preventivas que marcaram o mês de combate à Tuberculose. Além de exames gratuitos para diagnóstico da doença, os pacientes da rede municipal de saúde assistiram às palestras sobre a doença e puderam esclarecer dúvidas nas Unidades de Saúde da cidade e no Ambulatório Municipal de Infectologia.

Por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, profissionais da Prefeitura abordaram diversos temas relacionados à Tuberculose, como o que é a doença, sintomas, como é transmitida, prevenção e tratamento.

Moradores que não participaram da ação, mas têm interesse em saber mais sobre o assunto, podem procurar, durante todo o ano, as unidades de saúde do município. Pessoas que tenham os sintomas da doença também devem procurar as unidades ou o Ambulatório de Infectologia para fazerem o exame gratuitamente.

Em 2012, até o momento, o Ambulatório de Infectologia diagnosticou quatro novos casos de Tuberculose. Os pacientes recebem tratamento e acompanhamento gratuito na rede municipal de saúde. Em 2011, foram diagnosticados 35 casos.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose foi celebrado em 24 de março.

Sobre a doença – A Tuberculose é uma doença contagiosa que ataca, principalmente, o pulmão. É transmitida de uma pessoa com a doença para outra pelo ar (tosse, fala e espirro). A doença pode ser prevenida com a vacina de crianças com a BCG, ao nascer. Pessoas que estejam com tosse com catarro por mais de três semanas devem procurar um posto de saúde.

Pessoas que tenham contato dentro de casa com pessoas com tuberculose também devem procurar um posto de saúde.

Os principais sintomas da doença são: tosse com catarro por mais de três semanas, acompanhada ou não por falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço fácil, febre baixa, principalmente à tarde. O tratamento tem duração de seis meses e é oferecido gratuitamente nos postos de saúde.

Compartilhe

Comente

Leia também