Monumentos de Ribeirão símbolo da luta contra AIDS

Desde a última sexta-feira, dia 25, importantes monumentos de Ribeirão Pires fazem parte das ações de combate à AIDS. Até o dia 05 de novembro os moradores irão conferir o laço vermelho – símbolo da luta contra a doença – no Mirante São José, no Jardim Panorama; na escultura do São José de Inox, no bairro Santa Luzia; e na escultura localizada na Avenida Kaethe Richers, próximo à Ponte Seca.

Os monumentos receberam o laço vermelho

A Prefeitura aderiu à “Campanha do Laço Vermelho”, realizada pelo UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS), a Associação Brasileira dos Municípios e o Ministério da Saúde, com objetivo de sensibilizar os moradores sobre a importância da prevenção à essa e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Também, a Secretaria de Saúde e Higiene da cidade realizará até hoje, a campanha “Fique Sabendo”, para estimular os moradores da cidade a realizar gratuitamente, no Ambulatório de Infectologia do município, os testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Os testes serão realizados, das 8h às 17h, no Centro de Testagem e Acolhimento do Ambulatório de Infectologia, localizado à Avenida Francisco Monteiro, 205 – Centro. Além de incentivar a realização dos testes, os moradores também receberão informações sobre os serviços de orientação, prevenção e tratamento às DSTs disponíveis na rede municipal de saúde.

“Conhecer a sorologia é uma forma de prevenir e garantir ao paciente, em caso de diagnóstico positivo, o acesso precoce à assistência médica adequada. A ação é importante, pois além de fazer a testagem, todos os moradores, independente do resultado, recebem orientações sobre práticas de sexo seguro, o que garante prevenção às doenças sexualmente transmissíveis”, explica o Secretário de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Jorge Mitidiero.

Além dos testes gratuitos no período da campanha, durante o ano todo, a Secretaria de Saúde e Higiene, por meio do Ambulatório de Infectologia, realiza a distribuição de preservativos, de folhetos informativos e presta orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis. Para mais informações, o Ambulatório de Infectologia disponibiliza o Disque DST/Aids: 0800 – 7731 – 661.

Compartilhe