Lixo é descartado irregularmente na cidade

Apesar da presença de caçambas no centro da cidade para deposição do lixo, alguns comércios da região central têm desconsiderado a presença das mesmas e têm descartado os sacos nas ruas da cidade, muitas horas antes mesmo da passagem do caminhão da coleta.

Sacos de lixo são depositados sobre as calçadas

O fato é que, no intervalo entre a colocação do lixo e o recolhimento, animais de rua acabam rasgando os plásticos à procura de comida, deixando vias e calçadas imundas.

De acordo com o artigo 54 da Lei 9605/98 contra crimes ambientais, depositar lixo em vias públicas é considerado crime, sujeito a reclusão de um a quatro anos ao infrator. Francisco Ledezma, morador da cidade, tem denunciado incessantemente situação. “Falta fiscalização por parte da prefeitura, além de haver indisciplina e má educação de alguns comerciantes de Ribeirão Pires”, observou.

A reportagem pediu esclarecimentos junto a secretaria de Meio Ambiente do Município acerca do tema, que informou: “O recolhimento de lixo está acontecendo normalmente em Ribeirão Pires, seguindo os horários determinados em cada bairro. Em caso de descumprimento à lei que norteia o descarte correto de lixo, a Secretaria de Meio Ambiente notifica o responsável pelo descarte e, posteriormente, realiza autuação com multa.” No entanto, quando questionamos se a fiscalização está sendo efetivamente realizada, não obtivemos resposta.

 

Compartilhe

Comente

Leia também