Kit para TV digital grátis é distribuído a beneficiários de programas sociais em Ribeirão Pires

No próximo dia 29 de março, a Grande São Paulo, região que inclui Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, não contará mais com o sinal analógico de televisão. Com isso, os televisores mais antigos, como os de tubo, projetados e de LED de primeira geração, não irão mais receber os sinais de TV aberta no formato antigo, já que a transmissão será 100% digital.

correios

Distribuição é feita mediante cadastro prévio

O novo formato, além de transmitir imagens em HD (alta definição) também evita os velhos chiados e ruídos, além de possibilitar recursos interativos, como a consulta da previsão do tempo e de notas adicionais sobre programas, por exemplo. Há alguns anos, todos os televisores vendidos no Brasil contam com o Conversor Digital, sistema integrado que decodifica a imagem em HD para o público.

Contudo, muitos ainda contam com televisores antigos. O último levantamento do IBGE, do ano passado, apontava que 54,5% dos lares brasileiros (34,5 milhões de domicílios) ainda contam com a boa e velha TV de tubo. Na região sudeste, são 47% dos lares. Cabe ressaltar que 58% dos lares brasileiros contam apenas com um televisor.

A mudança se fez necessária não só por conta da nova tecnologia, mas também porque a frequência hoje usada pela TV analógica será utilizada para as redes de telefonia celular 4G, que poderão assim ser ampliadas no país. Por isso, as operadoras Algar Telecom, Claro, TIM e Vivo, que irão utilizar o espectro, constituíram a EAD (Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV), instituição que tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital.

Como parte disso, ela está oferecendo kits conversores grátis para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia, compostos por um sintonizador, cabos e antenas, além de orientação para que o cidadão faça a adaptação em sua residência.

Para receber o kit, a família, além de ser cadastrada nos programas, deve agendar a retirada. Para isso, deve entrar em contato pelo telefone 147 ou ainda entrar no site sejadigital.com.br. Após o agendamento, o cidadão pode comparecer aos pontos de distribuição que, em Ribeirão Pires, está sendo realizada na Agência dos Correios localizada no Centro.

Compartilhe

Comente

Leia também