Kaikan incentiva e mantém viva a cultura japonesa na cidade

A Associação Cultural Nipo Brasileira – Kaikan de Ribeirão Pires (Rua Primeiro de Maio, 56, Centro) tem realizado diversos eventos que incentivam e mantêm viva a cultura japonesa no município. O mais recente foi o 43º Campeonato de Shogui do Grande ABC, que aconteceu no último sábado (23), organizado pela Associação de Shogui do Grande ABC com o apoio do Secretário de Esportes de Ribeirão Pires Eduardo Iukio Iwasaki. O campeão da categoria principal da disputa (Meijin-sen – acima de 4º Dan) foi o morador de Ribeirão Hideyuki Matsumoto.

No Shogui (xadrez japonês), o objetivo é o mesmo do xadrez ocidental (capturar o rei adversário), mas mudam-se o tabuleiro, algumas peças e regras. Por exemplo, no jogo ocidental, são usados peões, torres, cavalos, bispos, rainha e rei. Já no Shogui, as peças são peões, cavalos, lanceiros, generais de prata, generais de ouro, bispo, torre e rei. Além disso, uma peça capturada do adversário pode ser colocada de volta ao jogo e ficar sob o controle de quem a capturou, diferentemente do que ocorre no xadrez ocidental.

Anteriormente, o Kaikan já havia realizado outro evento que visava a prática de esportes: O Undokai, gincana prioritariamente direcionada à crianças que propõe corridas individuais, em grupos ou em duplas de diversas formas, como corrida de metros rasos, de pneus e de pesca de garrafas. No Undokai, preza-se muito pelo coletivo e pelo aspecto lúdico das atividades. A gincana ocorreu no domingo (10).

Já o próximo evento do Kaikan será a festa junina, que acontecerá amanhã (30), a partir das 19h. O Kaikan pede que seja levado um prato de comida. A entrada é franca.

Melhor goleiro

Quem também representou os japoneses no esporte foi Felipe Nakano, neto de Luiz Nakano, eleito melhor goleiro de sua equipe de futebol no Colégio Barão de Mauá (Rua Onze de Junho, 166 – Jardim Pilar), e tornando-se vice campeão na categoria sub-12 em campeonato realizado na escola.

Compartilhe

Comente

Leia também