Idosos já podem ser vacinados contra gripe

Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra disponibilizam vacinação contra a gripe para idosos

Os municípios de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires iniciaram, no último dia 17, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Neste ano, a vacina contra o vírus da Influenza será aplicada por etapas. A primeira fase beneficiou os profissionais de saúde e nesta segunda fase é destinada para idosos com 60 anos de idade ou mais. A ação integra a Campanha Nacional de Vacinação, que será realizada em cinco etapas, priorizando, em cada uma, grupos populacionais específicos.

Campanha foi antecipada em toda a região

Campanha foi antecipada em toda a região

A terceira etapa da campanha será realizada a partir do dia 24 de abril e será direcionada à imunização de gestantes, puérperas, crianças com idade entre seis meses até menores de cinco anos, além da população indígena. Na quarta etapa, que será realizada na semana do dia 2 de maio, serão vacinados os moradores com comorbidades (tipos específicos de doenças). Já a quinta e última etapa, que acontecerá na semana de 8 de maio, a campanha imunizará professores (escolas públicas e privadas, mediante apresentação do crachá ou holerite), bem como integrantes dos grupos anteriores que não tenham recebido a vacina.

A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Possui um grade poder de transmissão que ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos após contato com superfícies recém-contaminadas.

De acordo com especialistas, a importância de se imunizar, além da prevenção, é evitar quadros mais graves relacionados à hospitalização e morte. Uma vez que, novos estudos mostram que o vírus Influenza está relacionado a uma série de complicações, como pneumonia e doenças cardíacas.

A Prefeitura de Ribeirão Pires pretende imunizar durante toda a campanha aproximadamente 32.260 pessoas.

 Serviço – Todas as UBS de Ribeirão Pires contém a vacina. O atendimento é das 7h às 16hs, a UBS do Centro das 7h às 17hs. Em Rio Grande da Serra, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) das 8h às 16h.

 

Compartilhe

Comente

Leia também