O mito que dentes decíduos os chamados “dentes-de-leite” ou dentes temporários não precisam ser escovados, realmente não passa de lenda. A higiene bucal deve ser uma preocupação constante.

Não fazer a limpeza diária corretamente leva ao aparecimento das placas bacterianas que permanecem por muito tempo, causando cáries ou problemas periodontais como a gengivite com danos que podem causar sérios problemas permanentes. “Os pais desconhecem a importância dos cuidados da higiene bucal infantil. Utilizando simples procedimentos a criança não terá problemas com oas temidas cáries. O ideal é fazer a primeira consulta mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes”, enfatiza a Dra. Maria Filomena Salvadori.
Para ajudar o Jornal Mais Noticias, a odontopediatra sugere uma pequena lista com dez passos para evitar as cáries.
1 – Faça limpeza na boquinha do bebê, enrole no dedo indicador uma gaze ou fralda umedecida em água filtrada morna e passá-la levemente sobre a gengiva deles. Faça todos os dias antes de dormir.
2 – Nunca beije a boca do bebê, ou limpe o bico da chupeta ou mamadeira com a própria boca. Assoprar a papinha para esfriar os alimentos deve ser evitado, pois, elas facilitam a transmissão de bactérias da boca dos pais para a boca do bebê.
3 – Os cuidados com os dentes de leite devem ser os mesmos dos permanentes. Eles são importantes para a mastigação na infância e para guardar o espaço para os dentes permanentes.
4 – Durante o sono, a salivação de crianças e adultos diminui e a ação das bactérias na boca pode ser potencializada. Por isso, não se deve dormir após mamar sem realizar a limpeza da boca. Tente substituir a mamadeira de leite por água ou suco.
5 – Evitar que a criança tenha uma dieta rica em carboidratos e açúcares. Isso colabora para à formação de ácidos que atacam os minerais dos dentes.
6 – Escovar os dentes três vezes por dia.
7 – Use escovas de dente coloridas, chame a atenção da criança. Transforme essa hora em algo agradável.
8 – Até os dez anos de idade, a criança ainda não possui a coordenação motora ideal, um adulto deve sempre supervisionar, mas deixe a criança escovar sozinha, depois o responsável pode finalizar a higienização.
9– Use escova de dente ideal, que possua indicação de idade, fio dental e pasta sem flúor para aqueles que ainda não sabem cuspir.
10 – Aquelas que desde pequenas tiveram a orientação correta na infância, serão adolescentes e adultos mais conscientes.
Fora todos os cuidados com a escovação, a alimentação também é de extrema importância, “evitar alimentos como suco de soja, danone e yakult são o primeiro passo, já que todos esses produtos contêm muito açúcar. Aos seis meses de idade é feita à introdução dos alimentos sólidos, utilize o garfo para amassar a papinha, abuse das fibras, pois, elas estimulam a mastigação”, explica Filomena Salvatori.
Aqueles que acham inofensivo o uso de mamadeiras, chupetas e chupar dedos podem se preocupar, pois, eles são vilões em ‘pele de cordeiro’ se não forem substituídos no tempo adequado. A chupeta, por exemplo, pode ser prejudicial para as crianças, tanto para a fala, quanto para a respiração e, por questões ortodônticas, isso também é valido para aquelas crianças que chupam o dedo. E a mamadeira por sua vez é a maior responsável por cáries, não por acaso chamadas “cáries de mamadeira”. “Não usar nenhum tipo de pico artificial em nenhuma fase da vida, é o recomendável, assim como substituir a mamadeira por copinhos com bico e, claro, evitar ao máximo as mamadas noturnas”, orienta a Dra. Filomena.
Todos os cuidados, sem dúvida têm um papel importante na formação e no desenvolvimento da criança, em seus primeiros anos de vida. Por isso, valorize sempre a saúde bucal de sua família.