Hidratação é segredo de boa saúde no Verão

Estamos enfrentando dias de temperaturas altíssimas com muito sol e seja na cidade, na piscina ou na praia, é importante saber que apenas hidratar a pele não é o suficiente para passar o verão.

Tomar água é o melhor remédio para hidratação

Tomar água é o melhor remédio para hidratação

Claro que não devemos descuidar da pele, que é a parte do nosso corpo que fica mais exposta ao sol, porém também temos que hidratar nosso corpo como um todo, para evitar sérios problemas de saúde.

“A hipohidratação acarreta efeitos sobre todo o organismo. Com falta de água, tudo fica mais lento e, com a diminuição do desempenho muscular e da capacidade cognitiva, também podem surgir sintomas de tonturas, náuseas e aumento do cansaço físico”, informou a doutora Lívia Zimmermann, Endocrinologia e Nutrologia do Hospital e Maternidade Dr. Christovão da Gama.

Segundo a profissional, quando a hipohidratação ou desidratação é pequena, mas ocorre diariamente, além de diminuição do turgor da pele há envelhecimento precoce. “As articulações ficam menos hidratadas prejudicando as cartilagens, colaborando também aparecimento de osteofitose ou bicos de papagaio que não ocorrem somente na coluna, mas também em outras articulações, agravando a artrose. Nos casos mais agudos e extremos pode levar a desidratação grave. Sendo necessário a internação e reposição de líquidos e eletrólitos por veia”.

A hidratação do corpo é um dos fatores mais importantes para o bem estar nestes dias de calor, por isso nada melhor do que a água para se manter hidratado pois a água em si que carrega uma série de nutrientes, os eletrólitos, importantes para manter os líquidos dentro de compartimentos no organismo, como vasos sanguíneos e espaços intra e extra celular. Esta característica mantém temperatura do nosso corpo e garante a produção dos vários líquidos que o corpo produz

“Estes eletrólitos alem de manter organismo funcionando, trabalhando, matam a sede e o calor produzido pelo trabalho do próprio corpo e também garantem a limpeza do organismo (coração batendo, cérebro comandando todas as funções do nosso organismo, estomago e intestino funcionando rins filtrando, fígado depurando)”, relatou a Dra. Lívia.

A melhor forma de se proteger do verão é se hidratando por isso é importante sempre tomar muita água, no mínimo 3 litros ao dia. “Os sucos de frutas e os refrigerantes contem eletrólitos, mas também são ricos em açúcares, naturais ou não, e, com isso, aumentam a perda de água além de aumentar o peso. Os chás também são bons, mas devido às propriedades individuais das ervas deve-se evitar o consumo de mais que 3 xícaras da mesma erva num mesmo dia”, concluiu a endocrinologista.

Compartilhe

Comente

Leia também