Hábitos saudáveis, bom humor e fé: a receita para uma vida longa

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os brasileiros estão vivendo mais: A expectativa de vida das mulheres é de 77 anos, enquanto a dos homens, 69,4 anos.

Hábitos saudáveis, misturados a bom humor são poderosos ingredientes para prolongar essa expectativa. Um exemplo disso é o senhor João Saturnino, morador de Ribeirão Pires que, aos 95 anos, esbanja vitalidade e simpatia.

João Saturnino esbanja vitalidade e simpatia, aos 95 anos

Já dizia o dito popular: “Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer!”, e assim faz o senhor João. Às 21 horas, ele se deita; às 6h, já está de pé. Segundo especialistas, dormir e acordar sempre nos mesmos horários garante uma boa noite de descanso, que resultará em pique total para enfrentar o outro dia.

Ao acordar, João prepara o café e arruma a mesa para a esposa, dona Nair Ferreira Saturnino, 86 anos e com quem completará 69 anos de casado no próximo dia 13.

Ainda pela manhã, ele ajuda a esposa nos serviços domésticos. “Arrumo a cama, passo pano, varro…”, conta. Depois disso, João faz uma caminhada de 2 km, ida e volta, para ver o movimento e conversar com as pessoas. “Gosto muito de brincar. Quando saio e começa a garoar, falo para as moças do Hospital (João caminha diariamente de sua casa, no bairro Vila Suissa, até as proximidades do Hospital Ribeirão Pires): ‘olha só, meu cabelo vai ficar todo molhado’”, brinca ele, tirando o boné e mostrando a careca.

Antes do almoço, ele também ajuda a esposa no preparo da refeição. Depois de almoçarem, João ajuda a lavar, secar e guardar a louça. Terminadas as tarefas, ele e dona Nair aproveitam o sossego da tarde para tirarem um cochilo. E quando ele acorda, não tem preguiça, sempre arruma alguma coisa para fazer. “Fiz essa mesa, carreguei aquelas telhas para cá, quando acho que elas estão atrapalhando, carrego para outro canto”, fala ele, apontando para as peças no fundo do quintal de sua casa.

Vícios nunca fizeram parte da vida de João: nem cigarro, nem bebida alcoólica, mais um ponto positivo para chegar quase aos 100 anos esbanjando saúde. João chegou a ficar um ano e meio sem precisar ir à um médico. Gripe, ele assegura que não pega, mesmo não tomando a vacina contra a enfermidade. Atualmente, só está tomando um comprimido para controlar a pressão alta.  

João mostra que o segredo para chegar aos 95 anos com tanta vitalidade é uma somatória de fatores: estar sempre de bem com a vida; praticar atos saudáveis diariamente (como por exemplo, a caminhada e boas noites de sono) e fé. “Deus me ajuda, me dá saúde e assim vou no caminho certo”.

Compartilhe

Comente

Leia também