Hábito de lavar as mãos deve começar desde criança

A população deve adotar o costume de lavar as mãos com frequência desde a infância, de acordo com o coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carlos Eduardo Figueiredo. “Essa prática deve ser estimulada na infância, porque a pessoa leva isso para a vida adulta. É um gesto importante, que leva pouco tempo, é barato e previne várias doenças”, ressalta o infectologista.

O Dia Mundial de Lavar as Mãos foi comemorado dia 15 de outubro por mais de 80 países e pela primeira vez no Brasil. A data foi instituída para reforçar a importância de higienizar as mãos para prevenir doenças transmitidas por micróbios, vírus e bactérias.

Figueiredo destaca ainda que a epidemia de influenza A (H1N1) – gripe suína – provocou na população grande preocupação com a higiene ano passado.

A pesquisa Hábitos de Lavagem de Mãos no Brasil, feita pelo Instituto Ibope mostrou que 65% das crianças apresentam coliformes fecais nas mãos. Embora 84% das mães entrevistadas tenham dito que se deve lavar as mãos antes das refeições, 76% dizem cumprir essa recomendação. Apenas 25% afirmaram assegurar que o filho lave as mãos depois de ir ao banheiro.

Compartilhe

Comente

Leia também