Galpão de triagem de lixo será entregue dia 19 de novembro

A SEPHAMA (Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico) inaugura, em 19 de novembro, novo galpão de triagem de lixo, que ampliará o serviço da coleta seletiva no município.

De janeiro a agosto deste ano foram comercializados pela Cooperpires (Coop Material Reciclável de Ribeirão Pires) cerca de 1,54% de todo o resíduo encaminhado ao aterro. A meta é coletar 10% de tudo que é encaminhado.

Localizado na Avenida Coronel Oliveira Lima, no Parque Aliança, o galpão de triagem foi construído com verba do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, na ordem de R$ 277,5 mil. Com 600m² de construção, o galpão dispõe, além da área de triagem, de escritório, banheiros, vestiários, copa e sala de treinamento.

Atualmente, a coleta seletiva, realizada porta a porta, é de 40 toneladas por mês. A partir de agora será possível ampliar o atendimento aos bairros que ainda não são atendidos pela coleta seletiva. Presentemente são contemplados pelo serviço os seguintes bairros: Santa Luzia, Vila Suissa, Estância Noblesse, Vila Aparecida, Jardim Itacolomy e Jardim Mirante, além das empresas já cadastradas na SEPHAMA, condomínios fechados, escolas municipais e endereços pontuais de pessoas que solicitam a coleta.

Em paralelo à coleta porta a porta, a Prefeitura está trabalhando na distribuição de pontos de entrega voluntária. Foram distribuídas 100 caixas para a coleta de papel em todas as repartições públicas e foi instalada a Estação de Coleta Seletiva na Praça do Skate. No próximo ano, a SEPHAMA pretende instalar novas estações em pontos estratégicos da cidade.

Compartilhe

Comente

Leia também