Exame de bioimpedância disponível em Ribeirão

Izabelle é nutricionista e realiza o exame de bioimpedância

Bioimpedância é um exame realizado por nutricionistas e endocrinologistas que determina índices nutricionais do corpo humano, como o percentual de massa magra, gordura, massa óssea e água corporal. Para que o procedimento seja feito, é utilizado um aparelho chamado InBody, que calcula a composição corporal com 99% de precisão.
Em estrutura, a máquina se assemelha a uma balança, mas possui apoio para as mãos. No exame, o paciente sobe no aparelho para o cálculo do peso e depois é instruído a apoiar as mãos nele. Logo após, uma corrente elétrica passa pelas extremidades do corpo para calcular as informações nutricionais, que resultam no exame.
A nutricionista Izabelle Jade Cavalari Albuquerque utiliza o aparelho em suas consultas e explica que a técnica ajuda profissionais a indicar um plano alimentar adequado ao paciente. “Às vezes, duas pessoas podem ter o mesmo peso e IMC (Índice de Massa Corporal), mas uma pode ter mais gordura (no corpo) que a outra. Para os nutricionistas, é interessante saber isso, porque essa pessoa tem que desenvolver mais massa e diminuir o percentual de gordura, enquanto a outra não.”
Para realizar o exame, o paciente deve ir de shorts (mulheres precisam estar de top) e estar com oito horas de jejum, inclusive hídrico. Além disso, não pode conter nenhum tipo de metal no corpo, a menos que seja pino ou algo prescrito por profissionais.
Izabelle esclarece que grávidas e pessoas que tiverem problemas de coração ou marca-passo são proibidas de passar pelo procedimento. A bioimpedância também não é indicada para crianças, porque, segundo a médica, “às vezes elas apresentam percentual de gordura mais alto, mas depois têm o estirão do crescimento e, consequentemente, esse percentual vai abaixar”.
A nutricionista, que trabalha em uma clínica em Ribeirão Pires, explica também que a técnica de tratamento conseguida por meio do InBody é bastante conhecida em São Paulo, mas nem tanto na cidade. “Em Ribeirão estão aparecendo muitas coisas novas: lojas de produtos naturais, restaurantes com comidas mais saudáveis, academias. Acho interessante trazer isso para a cidade também”, conta.
Izabelle Albuquerque é formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (CRN 3: 52134/P) e está fazendo Pós Graduação em Nutrição Esportiva. Também dá orientação nutricional (tira dúvidas sobre dietas, mitos e possíveis medos que os pacientes tenham) e oferece consultoria esportiva. “Nesse caso, além do acompanhamento nutricional, o paciente também recebe treino ministrado por Personal Trainer e tem acompanhamento não só comigo, mas com educador físico para que ela consiga chegar ao seu objetivo”, explica a nutricionista.

Para entrar em contato com a profissional, ligue ou envie mensagem o WhatsApp para 99920-4767, envie e-mail para [email protected] ou siga-a no Instagram (@nutri.izabelle.albuquerque).

Compartilhe

Comente

Leia também