Esperanto completa 126 anos de existência

Ludwik Lejzer Zamenhof, o criador do Esperanto

Ludwik Lejzer Zamenhof, o criador do Esperanto

Na última terça-feira (26), foi comemorado o dia do Esperanto, língua universal criada há mais de 129 anos.

Criada pelo filosofo polonês Ludwik Lejzer Zamenhof para ser uma língua universal. Em 1887, foi lançado o primeiro livro do idioma que apresentou a pronúncia, regras gramaticais e o vocabulário. Após as Guerras Mundiais em 1954, o esperanto foi reconhecido pela ONU (Organizações das Nações Unidas), como língua. Nos anos 90, a linguagem foi impulsionada por meio da internet que massificou a sua utilização.

Embora nenhum país tenha o esperanto como língua oficial, mais de dois milhões de homens e mulheres falam fluentemente o idioma, que está presente em 115 países. Para se ter ideia, dentre as mais de seis mil línguas existentes no planeta, o esperanto figura dentre as 300 mais faladas.

Até a próxima segunda (1º de agosto), Paranapiacaba sediará o 3º Encontro de Inverno da Juventude Esperantista. Com uma programação voltada para as atividades esportistas e culturais, a reunião tem como principal foco o turismo.

Aos 54 anos, Eugênio Santos de Morais conta que o grupo reúne espíritas interessados em aprender o esperanto. “O esperanto é uma língua com gramática muito simples, composta por 14 regras sem exceção”, explicou.

Compartilhe

Comente

Leia também