Dra. Lair, uma mulher competente

No dia 30 do mês de outubro a APRA­ESPI Associação de Prevenção Aten­dimento Especializado e Inclusão da Pessoa com deficiência de Ribeirão Pi­res, comemorou 44 anos de trabalhos prestados a população de Ribeirão Pires e Região. Sua Superintendente Lair Moura Sala Malavila Jusevicius, o Presidente João Domingues de Oli­veira Filho, a Diretoria Eleita, a Dire­tora Técnica Leonice Moura, a Dire­tora Administrativa Maria Aparecida Moura,(Tute) , seus Coordenadores Técnicos e seus 321 funcionários altamente qualificados compõem o quadro do Maior Centro de Reabili­tação do ABC, orgulho para a Cida­de e Região, que desde sua fundação em 1967, não parou de crescer em espaço físico, e também em números de atendimentos, e programas especiali­zados com altíssima qualidade. Mantém na área da educação, duas escolas: a Escola de Educação Infantil e Fundamental “Valen­tino Redivo”que aten­de Educação Infantil e Ensino Fundamen­tal, e o COPAR onde atende Ensino Fun­damental e Profissio­nalizante. Na área da saúde o Ambulatório Clínico, os Centros de Referência do Mi­nistério da Saúde: em Saúde Auditiva, Medi­cina Física, Neurosen­sorial para Deficiência Mental e Autismo e fornecimento de ór­teses, próteses físicas e auditivas e meios de locomoção.

No comando da APRAESPI que comemora 44 anos de trabalhos prestados a população de Ribeirão Pires e região do ABC

Experiência e competência são fun­damentais na vida de uma pessoa que almeja lutar pelo desenvolvimento de uma cidade, e são esses os atri­butos apresen­tados por Lair Moura Sala Ma­lavila Jusevicius, ou como é conhe­cida pela socie­dade civil Ribei­rãopirense, a Lair da APAE. Exerce atualmente a Su­perintendência da Apraespi, esta a frente da Associação há mais de qua­renta anos. Lair que é formada em Ad­ministração de Empresas pela Univer­sidade Mackenzie, e em Direito pela Braz Cubas, com Especialização em Direito Sanitário pela USP e Adminis­tração Hospitalar pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Desde 1969, vêm lutando, em favor da Pessoa com de­ficiência, e da Saú­de da População de Ribeirão Pires e Região, através da APRAESPI , antiga APAE de Ribeirão Pires – onde conta com o apoio da Diretoria que a acom­panha há mais de 40 anos.

Lair Moura é a idealizadora e funda­dora da Federação das APAEs do Es­tado de São Paulo, atualmente integra a Diretoria da Federação das Santas Casas de São Paulo e é Provedora da Santa Casa de Batatais. Feitos como esses e muitos outros anteriores tor­naram Lair conhecida e respeitada em Ribeirão Pires.

Mesmo ainda não tendo sido eleita para cargos eletivos, Lair possui um amplo histórico de conquistas, para o Município, Região e Estado, ten­do como exemplo, a modificação da Constituição Paulista no artigo 258, que beneficiou a educação das escolas mantidas pelas APAEs e escolas espe­cializadas filantrópicas, quando foram obtidos recursos anuais através de convênios, que em 2011 ultrapassou R$90 milhões para que as mesmas ga­rantissem o direito à educação para as Pessoas com deficiência.

Com esse perfil, Lair exerceu seu tra­balho político junto aos Governadores e aos Ministros de Estado, e garantiu a População o direito de receber na Associação os tratamentos de qualida­de através do SUS, isso a tornou uma liderança feminina, inclusive para as eleições de 2012, pois, luta por polí­ticas públicas eficientes e defende a ética e os direitos da População, que ultimamente estão esquecidos pelos políticos.

Compartilhe