Defesa Civil se prepara para encarar as chuvas de verão

A estação mais esperada do ano se aproxima: o verão. Mas junto com a animação que ele traz, vem também a preocupação, pois além da temporada de sol e praia é também a época de fortes chuvas.

Defesa Civil de Ribeirão Pires se reúne constantemente com Grupo de Trabalho do Consórcio do ABC, para prevenção e atuação em situações de emergência

A cidade de Ribeirão Pires sofreu com as tempestades de verão no início desse ano. Entre as dezenas de casos registrados na cidade, o mais grave ocorreu no bairro Santo Bertoldo, quando um deslizamento de terra atingiu uma casa e fez três vítimas fatais. Segundo a Defesa Civil, as principais áreas de risco em Ribeirão Pires estão localizadas nos bairros Jardim Iramaia, Jardim Verão e IV Divisão. “As referidas áreas situam-se próximas a encostas. Há cerca de 200 famílias cadastradas pela Defesa Civil Municipal”.

De acordo com a instituição, até fevereiro desse ano, a Defesa Civil Municipal interditou 235 imóveis. “Em maio, 94 famílias desabrigadas foram cadastradas para receber o auxílio moradia emergenciais, por meio de convênio com a CDHU. O prazo para o pagamento do benefício foi prorrogado por mais seis meses para 36 famílias que permanecem desabrigadas”, acrescentou.

Para auxiliar nos casos de emergência, a Defesa Civil conta com 25 profissionais em seu efetivo. “Durante os períodos de fortes chuvas, se há elevado registro de ocorrências, a Defesa Civil Municipal recebe reforço de equipes de outras secretarias da Prefeitura”. Com relação aos equipamentos, fazem parte do aparato: 04 caminhões caçamba; 03 caminhões carroceria; 03 retro-escavadeiras; 02 carregadeiras; 02 caminhões pipa; 01 Patrol (motoniveladora), além de rolos de lona, carrinhos de mão, cavadeiras e cabos, machados, picaretas, alavanca, pé-de-cabra, corda, luvas de raspa e chibanca.

Questionada sobre os preparativos para a chegada das chuvas de verão, o órgão informou que trabalha com a atualização constante do mapeamento das áreas de riscos da região e de dados como número de famílias nelas existentes, locais para abrigo, entre outras ações de planejamento.

“A capacitação de profissionais que atuem nas ações de planejamento e atendimento às ocorrências e a criação de Núcleos de Defesa Civil em regiões da cidade, como forma de ampliar os trabalhos realizados, também estão entre as ações realizadas”.

A Defesa Civil ressaltou que durante todo o ano, a Prefeitura promove ações de prevenção a enchentes. “É realizado principalmente o serviço de limpeza de boca de lobo, executado por funcionários da Secretaria de Infraestrutura Urbana. Além disso, a Prefeitura também faz a limpeza de rios e córregos”, disse, completando que a Defesa Civil Municipal de Ribeirão Pires também participa constantemente das reuniões do Grupo de Trabalho do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, “trabalhando em conjunto com as Defesas Civis das cidades da região para prevenir e atuar em situações de emergência”.

Compartilhe

Comente

Leia também