logo
Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2015

Decor Mais – Como planejar a cozinha dos seus sonhos

Por Caroline Roncon, Supervisora da loja de móveis planejados Mais Projetos/Italínea, de Mauá

Como qualquer espaço em sua casa, planeje a cozinha de acordo com as necessidades de sua família.

Cozinha deve ser planejada de acordo com as necessidades da família

1. Saiba que a pia, a geladeira e o fogão devem estar próximos formando um triângulo para otimizar o trabalho de quem cozinha.

2. O armazenamento é definitivamente uma consideração ao se projetar uma cozinha funcional. Se você está limitado pelo espaço, olhe para cima. Normalmente existe bastante espaço entre os balcões e o teto que não é utilizado em uma cozinha. Olhe para o espaço acima da geladeira. O seu está só acumulando poeira? Se sim, coloque um armário e você terá um ótimo espaço para guardar louças pouco usadas ou doces que você quer manter escondidos das crianças.

3. Outra dica importante para projetos de cozinhas é incluir embutidos. Você pode ter fornos embutidos, microondas e armários para eletrodomésticos pequenos. Isso vai fazer com que a sua cozinha pareça menos tumultuada. Você pode optar também por prateleiras móveis da altura da cintura, para guardar pequenos eletrodomésticos como torradeiras.

4. Lembre-se que alguns aparelhos como máquina de lavar louças e geladeira que faz gelo precisam de pontos de água. No caso da pia serão necessários pontos distintos para água quente e fria. Além disso, para pia e máquina de lavar louça, serão necessários também pontos de esgoto.

5. Pense bem na localização dos eletrodomésticos principais e já coloque os pontos de energia. Evite a sobrecarga com o uso de benjamins. Use sempre a medida padrão dos eletrodomésticos. Não adianta querer economizar espaço e criar uma cozinha onde não cabe uma geladeira ou fogão do tamanho necessário para sua família.

6. A forma clássica de distribuir os eletrodomésticos básicos em torno dos armários é: geladeira, espaço, fogão, espaço, pia. Essa organização mantém o calor do forno longe da geladeira mas ainda provê espaço para que eles fiquem perto o bastante (2 passos ou menos, como manda a regra).

7. Não deixe os botijões na cozinha. Deve ser criada uma área para eles no lado de fora, mas a chave de gás (registro) deve ficar ao lado (e não atrás!) do fogão.

8. Para os armários próximos ao chão, planeje uma base de pelo menos 15 cms para auxiliar na sustentação. É importantíssimo que tal base seja construída após conhecimento da medida dos balcões que serão utilizados, pois, há diversas normas a serem seguidas. Consulte o projetista!

9. Instale o granito após a instalação dos móveis. Você acabará economizando, pois, não terá que utilizar alvenarias para sustentá-los.

10. Faça os armários mais altos, menos fundos para que seja menor o perigo de acidentes ao remover o que está guardado lá. Para driblar o pouco espaço: use e abuse de recursos como prateleiras e ganchos.

Por fim, seja feliz e aproveite de sua cozinha!

Quer mais dicas sobre decoração? Então, mande um e-mail para carolineroncon@uol.com.br.

PéssimoRuimRegularBomÓtimo (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...

6 comentários para “Decor Mais – Como planejar a cozinha dos seus sonhos”

  • Kellem disse:

    Adorei as dicas, estou me planejando de forma diferente e bem melhor! Parabéns!

    O que você achou deste comentário? Thumb up 4 Thumb down 0

    • Caroline disse:

      Kellem, muitos outros detalhes devem ser levados em consideração, qualquer dúvida estou a disposição sempre.
      Vc está recebendo meu email anexo.
      Forte abraço

      Carol

      O que você achou deste comentário? Thumb up 1 Thumb down 0

  • IZILDA SANCHES disse:

    Adorei as dicas pois estou reformando minha cozinha pela segunda vez em menos de dois anos. Apesar de ter investido muito em armários de marcenaria resolve
    arranco-los agora penso em chamar outra arquiteta para outro projeto.

    Obrigada
    Izilda

    O que você achou deste comentário? Thumb up 1 Thumb down 0

  • Michelle disse:

    ESTOU REFORMANDO MINHA COZINHA, E ADOREI AS DICAS. SE POSSIVEL GOSTARIA DE RECEBER MAIS DICAS PARA COZINHA EM FORMA PARALELA!!
    OBRIGADA.
    MICHELLE

    O que você achou deste comentário? Thumb up 1 Thumb down 0

  • Raquel disse:

    Olá!
    Simplesmente adorei as dicas! Vou começar a construir a minha casa e estou planejando a cozinha, mas antes de chamar alguem para o projeto e orçamento quero ler bastante dicas para saber exatamente o que preciso e quero.
    Se possivel, gostaria de receber mais dicas por e-mail.
    Muuuito obrigada!!

    O que você achou deste comentário? Thumb up 2 Thumb down 0

  • Ângela Franco disse:

    Adorei a dica dada, porém tenho pouco espalo estou meio enrolada como adequar td, tenho 2,25M DE LARGURA na cozinha por 4 m estou tentando armonizar, pois tenho freezer de gaveta e geladeira peq, mas o resto preciso comprar estou com problema para ficar td funcinal, pois o ponto de agua está abaixo da janela, gostaria de sugestão.

    obrigada

    Ângela

    O que você achou deste comentário? Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário


  1. Por que é importante descartar corretamente as lâmpadas fluorescentes?Você sabia que a maior parte dos resíduos sólidos tóxicos produzidos no País é construída por lâmpadas, pilhas e baterias, ou seja, por lixo eletrônico? Cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes são consumidas por ano, onde mais de 94% são descartadas em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, contaminando assim o solo e a água com metais pesados. As lâmpadas fluorescentes entram com tudo no mercado, já que são quatro vezes mais econômicas e duram mais em relação às incandescentes. O que veio beneficiar o bolso pode se tornar um grande inimigo do meio ambiente e da nossa saúde, quando descartadas de maneira incorreta. Elas são constituídas de vidro, alumínio, pó fosfórico e mercúrio, elemento químico tóxico que pode contaminar água, solo, animais, plantas e pessoas. Em dezembro de 2010, foi sancionada a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos que tem como proposta a pratica de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos. A Estância Turística de Ribeirão Pires, preocupada com o meio ambiente e com a saúde dos seus cidadãos, é considerada uma das poucas do Grande ABC que possuí posto de reciclagem de lixo eletrônico. Localizado na Vila do Doce o posto itinerante de Coleta funciona das 9h às 16h, de segunda a sexta. No momento o trailer esta em manutenção com previsão de volta para a segunda quinzena de março. A Estância conta também com alguns mercados da região que arrecadam pilhas e baterias além da disponibilização de caminhões pela Prefeitura para a realização do serviço de coleta seletiva no centro da cidade, coletando papel, plástico, vidro e metal, todo material coletado é encaminhado para a COOPERPIRES (Cooperativa Material Reciclável de Ribeirão Pires) localizado no Parque Aliança. Neste local ocorre à manipulação e a triagem dos materiais com toda a segurança, após serem desmontados os materiais são vendidos às cooperativas parceiras especializadas em eletroeletrônicos. Até o momento não existem no município lugares apropriados que recebam as lâmpadas fluorescentes. Segundo informações da Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Pires, as lâmpadas queimadas e quebradas devem ser entregues no local de sua compra ou nos seus respectivos fabricantes, que são obrigados por lei a receber-las, algumas empresas especializadas em venda de materiais para construção como as lojas C&C e Leroy Merlin trabalham com um descarte próprio em parceria com uma empresa especializada em reciclagens de lâmpadas fluorescente.
  2. Saulo garante que Minha Casa Minha Vida vai sair do papel
  3. “Orelhão em Chamas”
  4. Secretaria de Meio Ambiente realiza convenio com empresa de água
  5. Elas voltaram! Mocreias reestreia em 8 de março



  1. Laila:Só para começar. Gramática?Que nome é esse?Desconhecido, não...
  2. Flávio:É um evento gratuito e só trás para a cidade malandros, drog...
  3. Maria Rosa:Conheço umas árvores dessas , numa área rural e, segundo a c...
  4. SANDRA:Bom dia! estou confusa na ultrassom diz que estou com 18 sem...
  5. ROSANDRA:Bom dia! estou confusa na ultrassom diz que estou com 18 sem...


“O escritor não transcreve a vida, inventa a vida”

Milton Hatoum