Decor Mais – Como planejar a cozinha dos seus sonhos

Por Caroline Roncon, Supervisora da loja de móveis planejados Mais Projetos/Italínea, de Mauá

Como qualquer espaço em sua casa, planeje a cozinha de acordo com as necessidades de sua família.

Cozinha deve ser planejada de acordo com as necessidades da família

1. Saiba que a pia, a geladeira e o fogão devem estar próximos formando um triângulo para otimizar o trabalho de quem cozinha.

2. O armazenamento é definitivamente uma consideração ao se projetar uma cozinha funcional. Se você está limitado pelo espaço, olhe para cima. Normalmente existe bastante espaço entre os balcões e o teto que não é utilizado em uma cozinha. Olhe para o espaço acima da geladeira. O seu está só acumulando poeira? Se sim, coloque um armário e você terá um ótimo espaço para guardar louças pouco usadas ou doces que você quer manter escondidos das crianças.

3. Outra dica importante para projetos de cozinhas é incluir embutidos. Você pode ter fornos embutidos, microondas e armários para eletrodomésticos pequenos. Isso vai fazer com que a sua cozinha pareça menos tumultuada. Você pode optar também por prateleiras móveis da altura da cintura, para guardar pequenos eletrodomésticos como torradeiras.

4. Lembre-se que alguns aparelhos como máquina de lavar louças e geladeira que faz gelo precisam de pontos de água. No caso da pia serão necessários pontos distintos para água quente e fria. Além disso, para pia e máquina de lavar louça, serão necessários também pontos de esgoto.

5. Pense bem na localização dos eletrodomésticos principais e já coloque os pontos de energia. Evite a sobrecarga com o uso de benjamins. Use sempre a medida padrão dos eletrodomésticos. Não adianta querer economizar espaço e criar uma cozinha onde não cabe uma geladeira ou fogão do tamanho necessário para sua família.

6. A forma clássica de distribuir os eletrodomésticos básicos em torno dos armários é: geladeira, espaço, fogão, espaço, pia. Essa organização mantém o calor do forno longe da geladeira mas ainda provê espaço para que eles fiquem perto o bastante (2 passos ou menos, como manda a regra).

7. Não deixe os botijões na cozinha. Deve ser criada uma área para eles no lado de fora, mas a chave de gás (registro) deve ficar ao lado (e não atrás!) do fogão.

8. Para os armários próximos ao chão, planeje uma base de pelo menos 15 cms para auxiliar na sustentação. É importantíssimo que tal base seja construída após conhecimento da medida dos balcões que serão utilizados, pois, há diversas normas a serem seguidas. Consulte o projetista!

9. Instale o granito após a instalação dos móveis. Você acabará economizando, pois, não terá que utilizar alvenarias para sustentá-los.

10. Faça os armários mais altos, menos fundos para que seja menor o perigo de acidentes ao remover o que está guardado lá. Para driblar o pouco espaço: use e abuse de recursos como prateleiras e ganchos.

Por fim, seja feliz e aproveite de sua cozinha!

Quer mais dicas sobre decoração? Então, mande um e-mail para carolineroncon@uol.com.br.

Compartilhe

Comente

Leia também