Consórcio comemora 20 anos e define metas para os próximos dez

Na última quinta-feira (9), o Consórcio Intermunicipal Grande ABC comemorou 20 anos de existência com a entrega do Planejamento Regional Estratégico para a próxima década, em jantar que reuniu mais de 300 pessoas. Deputados estaduais, integrantes dos 25 Grupos de Trabalho que atuam na entidade e o vice-governador eleito, Guilherme Afif Domingos, que representou Geraldo Alckmin, estavam entre os convidados.

Duas décadas do Consórcio foram celebradas com festa e contou com a presença dos prefeitos do ABC e de autoridades estaduais

O atual presidente da entidade, o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, encerra seu mandato no Consórcio este mês. Para ele, o próximo gestor, que ao que tudo indica será o Chefe do Executivo de Diadema e vice-presidente da instituição, Mario Reali, poderá efetivar as ações, ato que ficou mais prático com a transição de entidade privada para pública, ocorrida na sua gestão. “Poderemos, a partir de agora, compartilhar possibilidade de execução dos projetos que nós fizemos. Não sei se tudo será possível, mas o próximo presidente, que ao que tudo parece, será o Mário Reali, terá, nas suas mãos, partido para buscar no governo estadual, federal e nos governos municipais recursos e soluções para nossa região”, disse.

Mario ainda não afirma se estará à frente do Consórcio no próximo ano, mas garante que, se isso ocorrer, está preparado para a missão. “A gente ainda não conversou, em janeiro provavelmente tenhamos uma reunião para discutir a prestação de contas desse ano, e aí acho que vamos consolidar isso, mas estamos prontos para assumir”.

Parceria – Guilherme Afif transmitiu aos sete prefeitos recado do futuro governador, Geraldo Alckmin, que há o desejo do Governo do Estado em firmar uma grande parceria com o Consórcio. “Muitos podem pensar que o Governo do Estado pode chegar e apresentar projetos prontos ou soluções, mas não. É preciso ter a base política organizada, porque o Governo do Estado quer ajudar a região a encontrar o melhor caminho. O Consórcio revela uma ação política amadurecida”, acrescentou.

Ele ainda acrescentou que o governo estadual criará a Secretaria de Gestão Metropolitana, com o intuito mobilizar todos os municípios para o trabalho em conjunto. “O Consórcio já é meio caminho andado e, desta forma, existe compromisso do Governo do Estado com a região”, afirmou Afif.

Planejamento 2011/2020 – O Planejamento Regional Estratégico, elaborado pelos técnicos que compõe os 25 Grupos de Trabalho do Consórcio, foi entregue na cerimônia de comemoração dos 20 anos do Consórcio no formato de revista. Para Volpi, é importante que o Planejamento esteja registrado de forma que todos os GTs possam acompanhar e cobrar o que está previsto.

Com cerca de cem páginas, a publicação descreve, além de ações passadas, a perspectiva para a próxima década. Confira algumas metas que estão na pauta do Consórcio em 2011.

Infraestrutura: mapeamento das necessidades de recursos para a área, com o objetivo de definir prioridades para melhoria da infraestrutura regional; criar regionalmente código de conduta de Construção Civil para Água de Reuso para otimizar a reutilização de águas de chuvas e/ou servidas.

Mobilidade: viabilizar os estudos sobre a integração física tarifária – modal / Regional e Metropolitana visando a viabilização da integração para, em 2012, qualificar e facilitar a utilização do transporte público/redução de custo; articulação política técnica/institucional com o intuito de diminuir os impactos do Rodoanel.

Defesa Civil: Fazer levantamento das necessidades materiais e funcionais de cada COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), com o objetivo de planejar a compra e solicitação de verba para aquisição do necessário.

Desenvolvimento Econômico: ampliação e otimização das ofertas nas ETEC’s e FATEC’s em todas as cidades do ABC.

Resíduos sólidos: elaboração de inventário dos Resíduos Sólidos da região, para obter informações sobre a situação real do lixo (coleta, beneficiamento, processamento e destinação), e levantamento e planejamento para usina de compostagem, para dar destinação mais adequada, economia para os municípios e geração de renda.

Acessibilidade: escrever um Plano Regional de Acessibilidade (comitês constituídos por pessoas com deficiência), para tornar o Grande ABC acessível.

Compartilhe

Comente

Leia também