Confederação Nacional quer sede do Ecoturismo em Ribeirão Pires

O potencial turístico de Ribeirão Pires atraiu a atenção de um dos principais caciques do turismo nacional, o doutor Nelson de Abreu Pinto, presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur). Em um encontro realizado há poucos dias, intermediado pelo Secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos do Município, Carlos Lima, a cidade foi citada como principal candidata a abrigar a sede da entidade responsável por fomentar ações de desenvolvimento do turismo ecológico no país.

Representante da CNTur se reuniu com o prefeito Saulo Benevides

Representante da CNTur se reuniu com o prefeito Saulo Benevides

Segundo destacou Abreu, Ribeirão Pires possui todas as características para ser conhecida como ‘produtora de ecoturismo’. Dentre vários pontos, Nelson destacou: “Ribeirão Pires é privilegiada com um bom clima, uma localização estratégica, possui recursos naturais abundantes, uma natureza invejável. A qualidade de vida é muito boa, ou seja, são muitos os fatores que indicam Ribeirão Pires como a cidade certa”.

Essa não foi a primeira vez que Nelson de Abreu esteve na cidade. Em 2012 ele acompanhou as obras do hotel escola, quando ofereceu uma parceria à Prefeitura para que a CNTur administrasse o espaço visando a formação de mão-de-obra hoteleira profissional para suprir a demanda de toda a região do Grande ABC. Nesta recente visita, Nelson reforçou o desejo pela parceria aliando a CNTur à FHORESP (Federação dos Hotéis, Restaurantes Bares e Similares do Estado de São Paulo).

Como sede da Confederação Nacional do Turismo Ecológico, Ribeirão Pires poderia “ter visibilidade nacional; os empresários do setor, que não são poucos, virão para cá a fim de investir na cidade; o ecoturismo defende a natureza, então a cidade terá um forte incentivo de preservação ambiental; e muitos outros benefícios”, destacou Nelson.

Para o Prefeito Saulo Benevides, a oportunidade não deve ser perdida. “Vamos estudar com muito carinho e cuidado essa proposta. Certamente o conhecimento da CNTur e de seus representantes e sua influência tem muito à somar para nossa cidade”. O secretário Carlos Lima foi além: “É muito importante saber que o Município tem atraído a atenção de pessoas como o doutor Nelson, que enxergam o verdadeiro potencial da cidade. A Prefeitura, por sua vez, está fazendo todo o possível para possibilitar com que essa parceria seja concretizada e resulte em frutos positivos para o nosso desenvolvimento”, destacou.

Hoje o turismo ecológico representa cerca de 10% de todo consumo turístico mundial. O faturamento desse setor no Brasil vem crescendo exponencialmente ao longo dos anos e já passa de mais de R$ 100 milhões anuais. Ribeirão Pires, portanto, pode abrigar o centro de inovação do setor, passando a ser referência nacional na área.

 

Compartilhe

Comente

Leia também