Concurso Público de Ribeirão tem baixo índice de aprovação

Apenas 24 pessoas foram aprovadas no concurso público para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires no último dia 12 de setembro. O concurso previa a contratação de 80 pessoas, porém, o rendimento destas, que deveriam ter nota mínima de 50% na prova composta por 40 questões de conhecimentos gerais e 10 de conhecimentos específicos, ficou muito abaixo da expectativa. Os resultados foram publicados em ato oficial 17 dias depois da prova.

Segundo o secretário de Saúde, Jorge Mitidiero, o resultado vai atrapalhar a aplicação do Programa de Saúde Médico da Família

Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Jorge Mitidiero, que pretendia usar os novos contratados para iniciar o Programa de Saúde Médico da Família, o resultado vai atrapalhar a aplicação do projeto. “Para dar continuidade ao programa será necessário ter o número mínimo de agentes comunitários em saúde em cada área de abrangência; em algumas áreas de abrangência tivemos poucos candidatos inscritos”, comentou Mitidiero. Ele disse ainda que “alguns dos concorrentes consideraram a avaliação com certo grau de dificuldade. O pré-requisito para o cargo foi grau de escolaridade de no mínimo ensino fundamental completo”. A empresa Moura Melo Concursos, responsável por aplicar o exame, revelou que durante todo o processo de inscrição, apenas 335 pessoas se interessaram pela vaga.

Dentre as nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde), subdivididas em 53 zonas (ou bairros), apenas 25 zoneamentos obtiveram pelo menos um aprovado. As UBSs do Jardim Caçula e do Jardim Valentina, assim como as áreas do Parque do Governador e Represa, que estão localizadas em perímetro afastado do centro, não obtiveram nenhuma aprovação. A região central foi a que conseguiu maior número de aprovados, totalizando 11 pessoas.

O secretário de Saúde disse que, para reorganizar as contratações, será realizado novo processo seletivo, porém, ainda sem uma data específica. “Enquanto isso, faremos o introdutório para os aprovados neste concurso”.

Compartilhe

Comente

Leia também