Com a proximidade do verão, hora de intensificar o combate à dengue

O país já se prepara para o verão. O calor intenso provoca as temíveis tempestades, que além de transtornos como congestionamentos no trânsito e deslizamentos, atrai um mosquito,pequeno no tamanho, mas que causa grandes estragos: o Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Verão proporciona as condições ideais para a reprodução do Aedes aegypti

Mas não é porque o verão proporciona as condições ideais para a reprodução do Aedes aegypti que os cuidados devem ser tomados apenas no início da estação. Em Ribeirão Pires, por exemplo, os baixos índices da doença não implicam em comodismo, e ações de combate ao mosquito são feitas durante todo o ano. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) montam e fiscalizam armadilhas espalhadas pelo município para verificar se há a presença de larvas do mosquito em alguma região da cidade. Este tipo de fiscalização também é feita nos chamados Pontos Estratégicos, que são ferros-velhos e cemitério, entre outros, onde há acúmulo de água em recipientes como pneus e vasos, condição e locais com grande potencial para a proliferação do mosquito transmissor da doença.

No ano passado, a cidade registrou 37 casos de suspeita de dengue, sendo 7 positivos. De janeiro de 2011 até a primeira quinzena de novembro, foram 31 suspeitas – desses 3 positivos (dois moradores de Ribeirão Pires e um morador de Mauá atendido na cidade). Em todos os casos, a doença foi importada, ou seja, não foi contraída no município.

O secretário municipal de Saúde, Jorge Mitidiero, pede que os munícipes colaborem para que a cidade se mantenha livre do temível Aedes aegypti. “Os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue devem ser adotados por todos os moradores, para que nossa cidade continue com os baixos índices da doença”.

O primeiro caso da doença foi registrado em 1845 e o Brasil já passou por seis grandes epidemias (1982, 1986, 1998, 2002, 2008, 2010). Só no ano passado, o Ministério da Saúde contabilizou um milhão de casos.

Os sintomas da dengue – Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem.
No caso da Dengue Clássica, a pessoa apresenta, entre outros, febre alta, forte dor de cabeça, perda do paladar e de apetite e manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
A Dengue Hemorrágica é mais grave: pode levar a pessoa à morte em até 24 horas.
No entanto, os sintomas são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre acaba e começam a surgir algumas outras manifestações, como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes e sangramento pelo nariz, boca e gengivas.

Não dando chance ao mosquito da dengue

Todos sabem como evitar criadouros do mosquito transmissor da dengue, mas sempre vale a pena lembrar:

– Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem, guarde-os sempre em local coberto e abrigados da chuva.

– Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente, não deixando poças d’água. Se tiver lagos, cascatas ou espelhos d’água, mantenha-os limpos ou crie peixes que se alimentem de larvas.

– Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guarde-os, sem água, em locais cobertos.

– Verifique se todos os ralos da casa não estão entupidos. Limpe-os pelo menos uma vez por semana e, se não os estiver usando, deixe-os fechados.

– Guarde as garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo.

– Lave com escova e sabão as vasilhas de água e de comida de seus animais pelo menos uma vez por semana.

– Retire a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana. Lave a bandeja com sabão.

– Não deixe acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e filtros de água.

Serviço – Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires atendem a demandas onde há suspeita de focos do mosquito. Através do telefone 4824-3748, os moradores podem solicitar que agentes verifiquem residências e áreas onde possa haver criadouros do Aedes aegypti. Se constatado algum foco do mosquito, será feito trabalho de orientação aos moradores da região onde foram encontradas larvas.

Compartilhe

Comente

Leia também