Cidadania Móvel” atenderá moradores da Santa Luzia nessa segunda-feira (10)

No equipamento, moradores de regiões afastadas do Centro poderão fazer cadastro em programas assistenciais e receber orientações sobre serviços

O “Cidadania Móvel”, unidade itinerante da SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires, está percorrendo diferentes regiões da cidade durante o mês de junho, dando sequência às ações iniciadas em maio. No equipamento, munícipes têm acesso a serviços e programas assistenciais gratuitos.

O prefeito da cidade, Adler Teixeira – Kiko, acompanhou atendimentos realizados no Santana na manhã dessa sexta-feira, dia 7, ao lado do vice-prefeito, Gabriel Roncon. “Os moradores estão tendo mais acesso às informações e podem realizar, na unidade que recentemente entregamos à população, o cadastro em programas sociais. Isso representa um ganho para aqueles que mais precisam do suporte do Poder Público”, avaliou.

“Conquistamos, com muito empenho e dedicação, a unidade do Cidadania Móvel, que percorre áreas afastadas do Centro, onde não temos bases do CRAS. Com isso, os moradores que muitas vezes, pela distância, não buscam informações, agora estão sendo contemplados e atendidos por nossas equipes de assistência social”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

Na próxima segunda-feira, dia 10 de junho, o “Cidadania Móvel” estará na Rua Professor Antônio Nunes, 551 – Santa Luzia (em frente à USF Santa Luzia), das 10h às 14h. Ainda mês de junho, o equipamento percorrerá os bairros, Jardim Luso, Jardim Vista Linda, Barro Branco e Vila Sueli – conforme cronograma de atendimento.

Nessa semana, o equipamento realizou 24 atendimentos no bairro Santana e 27 atendimentos, no total, no Jardim Esperança. Em maio, primeiro mês de atividades da unidade, foram atendidos cerca de 140 moradores dos bairros Parque Aliança, Vila Gomes, Pilar Velho, Santa Luzia e Jardim Esperança.

Andrea Serafim Nogueira dos Santos, de 36 anos, foi uma das moradoras atendidas na unidade nessa sexta-feira. “Agora ficou bem mais fácil procurar os serviços sociais”, aprovou Andrea.

Dentre as atividades empreendidas, destacam-se o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, atualização, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais, o Bolsa Família.

A assistente social da Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura, Cesira Sant´Anna, falou sobre a receptividade da população em relação ao Cidadania Móvel. “É como se estivéssemos trazendo os serviços da assistência social à casa das pessoas. Eles se sentem a vontade e criam vínculo com nossa equipe”, disse.

O equipamento também disponibiliza o cadastramento e atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS para idosos e deficientes (a não-atualização cadastral pode acarretar a interrupção do benefício pelo Governo Federal), além de agendamento e orientações sobre serviços do Poupatempo, entre outros.

O “Cidadania Móvel” foi especialmente estruturado – com internet, notebook, entre outros itens – para promover orientações e ações sociais nos bairros afastados da área central da cidade, onde não há unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O veículo, um Sprinter Mercedes-Benz, foi adquirido e equipado pela Prefeitura com recursos do Governo Federal, através do IGD-M, que  qualifica a gestão local do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

Confira as datas e locais de atendimento do “Cidadania Móvel, no mês de junho:

– Dia 10 de junho (segunda-feira)

Das 10h às 14h – Rua Professor Antônio Nunes, 551 – Santa Luzia (em frente a USF Santa Luzia)

– Dia 12 de junho (quarta-feira)

Das 10h às 14h – Rua Júlio Prestes, 22 – Jardim Luso (em frente a UBS Jardim Luso).

– Dia 13 de junho (quinta-feira)

Das 10h às 14h – Rua Primo Bertoldo, altura do nº 12 – Jardim Caçula;

– Dia 17 de junho (segunda-feira)

Das 10h às 14h – Rua Laranjeiras, 500 – Barro Branco (em frente a E.M. Cícera Benevides dos Santos Silva);

– Dia 19 de junho (quarta-feira)

Das 10h às 14h – Rua Júlio Prestes, 22 – Jardim Luso (em frente a UBS Jardim Luso);

– Dia 24 de junho (segunda-feira)

Das 10h às 14h – Rua Lamartine Babo, 11 – Jardim Iramaia;

– Dia 27 de junho (quinta-feira)

Das 10h às 14h – Rua Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, 190 – Vila Sueli (em frente a E.E Prefeito Francisco Arnoni.

Compartilhe

Comente

Leia também