Centro de Controle de Zoonoses disponibiliza animais para adoção

Atualmente, CCZ abriga cerca de 50 animais

O Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires, que atualmente abriga cerca de 50 animais, tem disponibilizado bichos para adoção. O serviço, que trabalha para combater pragas e prevenir doenças como a raiva, recolhe das ruas animais vítimas de acidentes, que estejam doentes em sofrimento extremo ou que apresentem risco à segurança de cidadãos.

Segundo informações da Prefeitura, a remoção dos animais acontece por meio de denúncia ou solicitação de munícipes via telefone, e-mail ou presencialmente e não há periodicidade exata na ação. Nenhum animal abrigado no CCZ é submetido à eutanásia visando o controle interno ou populacional. Tal medida é proibida pela Lei nº 12.916, de 16 de abril de 2008.

No espaço, os bichos adultos são vacinados com a V8 (vacina polivalente que protege contra sete doenças altamente infecciosas, como hepatite e leptospirose canina) e com a vacina da raiva, além de serem vermifugados e castrados. Já os filhotes, por falta de tempo hábil, são somente vermifugados, mas possuem prioridade no cadastro para a campanha de castração da cidade. Além disso, quem adota os animais é orientado a trazer os filhotes de volta ao Centro após cerca de uma semana, para receberem, gratuitamente, a vacina V8.

No último evento de castração gratuita da Prefeitura, realizado no sábado (28 de abril), 64 cachorros e 36 gatos fizeram a cirurgia no Centro de Controle de Zoonoses da cidade. A campanha teve início no final de 2017 e já está com todas as vagas preenchidas.

Adoção

Quem tiver interesse em fazer a adoção pode visitar o Centro de Controle de Zoonoses de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Ao escolher o animal, a pessoa deve preencher o termo de adoção e guarda, além de receber do médico veterinário de plantão no local recomendações veterinárias. Não é necessário ser morador de Ribeirão Pires para ter direito ao serviço. O Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires fica na Rua Catarina Rios Giachelo, 185, Centro.

Compartilhe

Comente

Leia também