Capacita Ribeirão qualifica mais de 500 profissionais no primeiro semestre

A Prefeitura de Ribeirão Pires investe constantemente na qualificação profissional dos moradores da cidade. Como resultado de uma das ações promovidas no primeiro semestre de 2011 – o projeto Capacita Ribeirão, mais de 500 pessoas concluíram cursos de capacitação e participaram de oficinas e palestras gratuitas. Além de ampliar as chances de inserir profissionais no mercado, a medida contribui pra aumentar a oferta de mão de obra qualificada para os empregadores da cidade.

Na última semana, mais uma turma concluiu a participação no projeto Capacita Ribeirão, com o curso de auxiliar de logística

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, de fevereiro a julho desse ano, os moradores tiveram acesso a cursos de auxiliar de contabilidade, logística, escritura fiscal e de recrutamento. Para pessoas que nunca trabalharam, foram abertas vagas para curso preparatório para o primeiro emprego. Oficina do emprego, de segurança pessoal, de preparação de currículo, textura em paredes e noções básicas de Internet também foram realizadas no período.

“O Capacita Ribeirão oferece aos moradores a possibilidade de estarem melhor preparados para as oportunidades de emprego disponíveis. Tivemos grande adesão de profissionais de RH da cidade e alguns alunos já conseguiram se inserir no mercado”, avalia o secretário adjunto de

Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Marcelo Dantas.

Além dos cursos e oficinas, foram promovidas palestras que abordaram a importância de ser único e insubstituível, com habilidades e competências que devem ser colocadas a serviço das metas de cada pessoa.

Palestra sobre inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e sobre como se adaptar às mudanças e avanços tecnológicos, ministrada pela vencedora da primeira edição do programa Aprendiz da Rede Record, Vivianne Ventura, também estiveram na programação do Capacita Ribeirão.

Cursos auxiliam empreendedores e profissionais em busca de emprego

Na última semana, mais uma turma concluiu a participação no projeto Capacita Ribeirão. Os 20 alunos do curso de auxiliar de logística receberam, durante as duas semanas de aula, noções básicas que vão desde o armazenamento de produtos até dicas para aumentar os lucros em um negócio, reduzindo os desperdícios e sempre buscando a qualidade dos serviços prestados.

“Com exemplos reais, as aulas contribuíram para que os alunos pudessem se preparar até para ter seu próprio negócio”, explicou o professor da turma, João Alberto Pereira Fernandes, profissional que atua há mais de 30 anos no setor de logística e também ministra aulas para turmas de ETECs e no SENAC.

De olho nas possibilidades de manter um negócio próprio e, paralelamente, trabalhar em uma empresa, Marcelo Urbano, 44 anos, morador da Vila Suissa, inscreveu-se no curso e aproveitou as aulas para investir em seus próximos passos. “A área de logística me interessa bastante, já que estou montando meu próprio negócio”, conta Urbano, que está apostando na produção de sorvetes para gerar mais renda.

O curso também foi positivo para quem busca oportunidades para mudar o setor de atuação, como no caso da moradora da Vila Conceição, Kátia

Regina, de 41 anos. “As aulas abriram minha cabeça e acredito que me ajudarão a conseguir mais oportunidades de emprego. Sinto que estou melhor preparada”, opinou a aluna, que antes atuava na área gastronômica.

Compartilhe

Comente

Leia também