Capacita Ribeirão qualifica mais 80 profissionais em Ribeirão Pires

O projeto de qualificação profissional “Capacita Ribeirão” concluiu mais uma importante etapa. Nessa segunda-feira, dia 19, 78 moradores de Ribeirão Pires receberam certificado pela conclusão dos cursos gratuitos de Cumim – auxiliar de garçom, Cuidador de Idosos e Repositor de Mercadorias. Os cursos, de 200 horas de duração cada, foram promovidos pelo Governo Estadual, por meio da AVAPE (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura.

Os formandos exibiram certificado e estão prontos para atuar no comércio da região

“O Capacita Ribeirão qualifica mão-de-obra para áreas onde há grande demanda, como supermercados, restaurantes, casas de idosos e hospitais do município. Com a qualificação desses alunos nos setores que procuram profissionais preparados, garantimos mais chances de inserir essas pessoas no mercado de trabalho”, declarou o Secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Marcelo Dantas.

Além das aulas que abordaram noções gerais sobre cada área, os alunos participaram de visitas técnicas à casas de idosos da cidade, restaurante e supermercado, para conhecer de perto a rotina dos profissionais de cada setor.

Marcelo Miranda Silva, 43 anos, foi um dos alunos formados no curso de repositor de mercadoria.  No início das aulas, em novembro, Silva afirmou que decidiu buscar qualificação em uma área diferente da que atuava, para abrir o leque de opções de trabalho. Como orador da turma, Marcelo falou sobre a experiência que teve durante o curso.       “Para mim essa foi uma oportunidade de qualificação. Quanto mais idade temos, maiores são as dificuldades de ingressar no mercado de trabalho. Acredito que nesse sentido o curso tenha ajudado não somente a mim, mas a todos nós”, opinou Silva, morador de Ouro Fino que atuava anteriormente no setor metalúrgico.

“Os alunos tiveram excelente desempenho no curso e poderão utilizar o conhecimento que adquiriram não somente para auxiliar na busca por um emprego, mas também no dia a dia, na construção da cidadania”, avaliou Valéria Lurdes de Matos, instrutora de capacitação profissional da AVAPE.

Compartilhe