Campanha Travessia Segura chega a Ribeirão Pires

Na última terça-feira, o Consórcio Intermunicipal iniciou mais uma etapa da Campanha Travessia Segura que, desta vez, chegou a Ribeirão Pires. Um grupo de atores e monitores do projeto esteve rua João Domingues de Oliveira, próximo aos correios para conscientizar de motoristas e pedestres a respeito da importância do respeito mútuo entre motoristas e pedestres no trânsito.

A Campanha Travessia Segura tem como meta iniciar uma mudança de comportamento da população

A iniciativa do Grupo de Trabalho Mobilidade (GTM) está promovendo 360 performances bem-humoradas em cruzamentos considerados vulneráveis ou de grande movimento das sete cidades indicados pelas prefeituras e será realizada até dezembro, com performances diversas. A abordagem tem como alvo pedestres e motoristas em travessias com e sem semáforos. Em cada apresentação haverá dois atores realizando as performances e dois monitores explicando a campanha para a população com a entrega de panfletos de orientação, devidamente acompanhados por um agente de trânsito do município. Enfim, um trabalho de conscientização de motoristas e pedestres, com prioridade para os últimos, que são considerados como o ente mais fraco do fino elo que constitui o tráfego.

Em São Caetano, por exemplo, os atores interpretaram personagens como o anjo e o diabo, que apontavam a forma correta e a errada de fazer a travessia. Já em Rio Grande, uma “mão gigante” ensinava a forma certa de sinalizar a intenção de atravessar aos motoristas, enquanto um “homem-carro” chamava a atenção na faixa.

A Campanha Travessia Segura tem como meta iniciar uma mudança de comportamento da população e implantar o gesto para o pedestre pedir a travessia, estendendo o braço para sinalizar ao motorista sua intenção nas travessias sem semáforo. Nas travessias com semáforo, deve-se aguardar o sinal verde para pedestre. A meta é reduzir o número de mortos e feridos por acidentes de trânsito pela metade até 2020, em conformidade com a meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Compartilhe

Comente

Leia também