Campanha de castração gratuita de animais segue em Ribeirão Pires

A Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires realizará nessas quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, a segunda etapa gratuita da castração de animais. As cirurgias, agendadas previamente pela Prefeitura em outubro, serão realizadas em unidade móvel – chamada de “Castramóvel” – adaptada para os procedimentos cirúrgicos. Nos próximos dias, a unidade estará no Complexo Ayrton Senna, à Avenida Brasil, 193 – Jardim Itacolomy.

Nos dias 29 e 30 de outubro foram castrados 155 cadelas e 64 gatos. No total, passarão pela cirurgia 580 cadelas, 100 gatas e 100 gatos. A campanha levará o Castramóvel ao bairro Santa Luzia no dia 25. No dia 26, a unidade retorna ao Complexo Ayrton Senna. A ação será finalizada no dia 27 de novembro, em Ouro Fino Paulista.

“Os benefícios da castração são vários, entre eles, a diminuição dos riscos de doenças uterinas e, principalmente, do câncer de mama, eliminação dos casos de gestação e as desagradáveis concentrações de machos na porta das residências”, explicou o Secretário de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Jorge Mitidiero.

Esta é a 2ª campanha de castração realizada no município. Em 2010, a Secretaria de Saúde e Higiene castrou 720 animais.

O Centro de Controle de Zoonoses, responsável pela organização da Campanha, pede para que os proprietários não esqueçam de trazer ficha de cadastro e obedeçam jejum – 12 horas para animais acima de 6 meses de idade e 6 horas para filhotes de até 6 meses).

Compartilhe

Comente

Leia também